8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Brasil avança com duas das três equipes mistas na bocha

O trio da BC1/BC2 precisou derrotar o atuais bicampeões para chegar nas quartas de final. Dupla do BC3 também segue na briga por medalhas e a eliminação foi no BC4

Iuri Tauan Brasil Jogos Paralímpicos de Paris bocha equipes mistas
Iuri Tauan (Ana Patrícia Almeida/CPB)

São Paulo – O Brasil avançou com duas das três equipes mistas que foram para a cancha nesta terça-feira (3) no torneio de bocha dos Jogos Paralímpicos de Paris. Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Maciel Santos, no trio formado por atletas das classes BC1 e BC2, e Mateus Carvalho e Evelyn Oliveira, dupla do BC3, seguem na briga por medalhas. Já Larissa Polyana e André Martins, da BC4, estão eliminados.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

O torneio por equipes na bocha dos Jogos Paralímpicos de Paris tem formato igual nas três versões. São quatro grupos com três equipes, avançando para as quartas de final os dois melhores de cada. Ou seja, cada time faz dois jogos na fase de classificação.

As quartas de final são nesta quarta-feira (4) com Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Maciel Santos enfrentando o Japão na BC1/BC2 às 6h50 e, na BC3, Mateus Carvalho e Evelyn Oliveira pegam Hong Kong às 8h40. As disputas de todas as medalhas é na quinta (5), último dia da bocha em Paris-2024.

BC1/BC2

O trio BC1/BC2 fez os dois na sessão da tarde. O começou foi ruim, com uma derrota bem doída para a Eslováquia, por 6 a 5. Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Maciel Santos abriram 5 a 0 nos dois primeiros períodos – denominados “end”. Porém, os adversários viraram com uma recuperação end a end. Fizeram um ponto no terceiro, outro no quarto, mais dois no quinto e a virada veio no sexto e último.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Como a Eslováquia também venceu a Tailândia, o outro país da chave, brasileiros e tailandeses foram decidir quem ficaria com a segunda vaga. A parada era duríssima para o Brasil, já que os asiáticos chegaram em Paris como bicampeões paralímpicos. Mas deu Brasil por 7 a 3. Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Maciel Santos abriram 3 a 0 no primeiro end, e os tailandeses descontaram para 3 a 2 nos dois seguintes. No quarto, mais dois pontos para o Brasil, a Tailândia descontou um ponto no quinto, mas, no sexto, a vitória veio com mais dois pontos.

BC3 e BC4

Na classe BC3, Mateus Carvalho e Evelyn Oliveira haviam vencido a África do Sul na sessão da manhã, madrugada no Brasil. Como os sul-africanos também perderam do outro integrante do grupo, a Grécia, brasileiros e gregos foram para a cancha já classificados. Faltava apenas definir quem seria o primeiro lugar do grupo. Os gregos venceram por 4 a 1 sem maiores problemas. Abriram 4 a 0 com dois pontos no primeiro end, um no segundo e outro no terceiro. Mateus e Evelyn descontaram no quarto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, na BC4, Larissa Polyana e André Martins perderam para o Egito na sessão da manhã. No segundo jogo, precisavam bater Hong Kong para avançar, porém foram superados por 9 a 2 e deram adeus ao torneio de equipes mistas da bocha dos Jogos Paralímpicos de Paris.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paris 2024