Siga o OTD

Paris 2024

Defesa será trunfo para bicampeonato do goalball

Após fechar primeira partida em Paris-2024 sem ser vazado, Brasil aposta em performance defensiva para a sair de Paris com medalha

Goalball nos Jogos Paralímpicos paris-2024
Foto: Alexandre Schneider/CPB

PARIS – Dois jogos dividem a seleção masculina de goalball de realizar o sonho do bicampeonato paralímpico em Paris-2024. Nesta segunda-feira (2), a equipe deu mais um passo importante nessa caminhada. Atropelando o Egito com 10 a 0 no placar, os brasileiros se classificaram para a semifinal e alcançaram um feito na campanha desta edição: fechar uma partida sem tomar gols.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

Apesar da liderança isolada e invicta, o Brasil fechou a primeira fase de Paris-2024 tomando 19 gols em três partidas. Esse número não preocupa, mas foi levemente superior ao feito durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, quando a equipe acabou vazada 17 vezes. Contudo, vale lembrar que a primeira fase do torneio no Japão contou com quatro rodadas, uma a menos que na França.  

“Todo mundo treina forte para fazer gols e a gente tem que valorizar muito os ataques adversários. Só que a quantidade de gols que a gente vinha tomando era um pouco atípica para o que a gente se prepara. A gente se prepara para tentar fazer como hoje, zerar a defesa. Ontem a gente conversou bastante, a gente teve um dia de folga, então conseguimos fazer um treino específico para isso”, contou o treinador Jônatas Castro.

Prévia da semifinal

Precisando de duas vitórias para a medalha de ouro, o Brasil já sabe quem será o próximo adversário na semifinal do goalball. Logo em seguida à vitória brasileira, a Ucrânia bateu o Irã e se classificou também. Para os próximos dois jogos, a performance defensiva vai fazer a diferença para o time subir ao lugar mais alto do pódio. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Nesse momento, venha quem vier. Todos estão querendo vencer, todos estão querendo chegar até o lugar mais alto no pódio. O Brasil vai dar o seu melhor, dando um recado defensivo que vai ser difícil passar alguma alguma bola na nossa defesa e que também vamos trabalhar totalmente”, avisou Leomon Moreno logo após a partida. Ele marcou dois gols na vitória contra o Egito. 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paris 2024