O terceiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontece neste sábado, dia 31 de agosto. O Brasil estará presente em 12 modalidades, com chances de medalha no atletismo, natação e taekwondo. Além disso, o país já tem duas medalhas garantidas no tênis de mesa.
Sete atletas entrarão em ação diretamente nas finais de suas provas no atletismo, enquanto outros quatro disputam as fases classificatórias. Entre os destaques do dia, está Cícero Nobre medalhista de ouro no lançamento de dardo no Mundial de Kobe 2024 e bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Ele fará a final da modalidade da classe F57 às 14h28 (horário de Brasília).
Em seguida, a Tricampeã mundial dos 400m T11, Thalita Simplício entra em ação em busca de sua quarta medalha paralímpica. A brasileira foi prata nesta prova em Tóquio2020 e disputa a final às 14h59. Outra campeã mundial em ação será Fernanda Yara, medalhista de ouro nos 400m T47 no Mundial de Kobe 2024. Ela e outra brasileira, Maria Clara Augusto, farão a final às 16h19.
Entre as finais do dia, destaque para Petrúcio Ferreira. Ele vai em busca do tricampeonato paralímpico nos 100m T47, disputando a semifinal pela manhã e a decisão às 14h29. O paraibano compete junto com Lucas Pereira e Washington Júnior. Outro que também pode conquistar o ouro nos 100m, mas na classe T37, é Ricardo Mendonça. A semifinal também é pela manhã, com final programada para 14h20. Além dele, competem Christian Costa e Edson Pinheiro na prova.
Seis nadadores disputarão as eliminatórias, com chances de subir no pódio no final do dia. Entres eles, a pernambucana Carol Santiago volta à piscina do complexo aquático La Defense, em Paris, para nadar os 100m costas da classe S12 (deficiência visual). É a segunda prova dela na competição, após a estreia nos 100m borboleta.
Medalhas garantidas
O Brasil já tem ao menos mais duas medalhas garantidas no tênis de mesa paralímpico, restando apenas saber a cor. Nas duplas masculinas MD18 Luiz Manara e Claudio Massad fazem a semifinal diante dos britânicos Paul Karabardak e Billy Shilton. Enquanto Bruna Alexandre e Danielle Rauen jogam as semis do WD20 contra as bicampeãs paralímpicas Lei Li e Yang Qian, da Austrália. Como não há disputa pelo terceiro lugar, mesmo com derrotas os brasileiros já garantem o bronze.
Fases finais
No goalball acontece a penúltima rodada da fase de grupos com o último jogo do Brasil na etapa. O time feminino enfrenta a China, às 9h45 (horário de Brasília), e tenta a primeira vitória depois de empatar com a Turquia e perder de Israel. Os homens jogam um pouco mais tarde, às 12h30 (horário de Brasília), e buscam contra o Irã a terceira vitória após baterem a França e os Estados Unidos.
No vôlei sentado feminino, o Brasil enfrenta o Canadá, às 15h (horário de Brasília), no jogo que vai definir a primeira colocação do Grupo B. Será a repetição da disputa pelo bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, ocasião em que as brasileiras venceram por 3 sets a 1 (25/15, 24/26, 26/24, 25/14).
Para ficar de olho na agenda! Outros brasileiros entram em ação no terceiro dia no badminton e na bocha, ainda pela fase de grupos; no ciclismo e no taekwondo, com etapas classificatórias e possíveis finais; no tiro com arco e no tênis em cadeiras de rodas, em rodadas eliminatórias; e na repescagem do remo. Agenda, Paris-2024