O Brasil ficou perto de conquistar mais uma medalha no atlestismo dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Nesta sexta-feira (30), Giovanna Boscolo e Wanna Brito participaram da final do lançamento de club feminino. Por lá, Giovanna lançou para 26.01m e ficou em 4º lugar, enquanto Wanna terminou na 6ª colocação com a marca de 23.47m.
- Sport perde pênalti e fica no empate sem gols no Brasil Ladies Cup
- Pokey Chatman revela empolgação para comandar o Brasil
- Lorrayna vê duelo com Conegliano como ‘oportunidade e desafio’
- Márcio Santos é MVP em vitória do Ulm na Eurocup
- João Fonseca vira contra Fils e vence na estreia do Next Gen Finals
Havia uma grande expectativa para que pelo menos uma das brasileiras conseguisse um lugar no pódio. Wanna Brito foi Campeã mundial de atletismo em Kobe e lidera o ranking das Américas com a marca de 27,89m. No entanto, ela não conseguiu chegar próximo de sua melhor marca e terminou na 6ª posição. Os 23.47m lançados na final foram, inclusive, menores que a marca feita durante o aquecimento, quando passou da casa dos 25 metros.
“Eu não consegui fazer minha marca. O frio e chuva atrapalharam um poucoe oxidaram o club. Mas, é isso. A gente vem aprendendo e nem sempre é do jeito que a gente quer. Quarta-feira estaremos aí novamente para buscar nosso pódio, vamos dar o nosso melhor de novo”, comentou Wanna.
Das novelas para o mundo!
Uma história legal de se contar é a de Giovanna Boscolo. Ex-atriz mirim em novelas e séries como ‘Chiquititas’ e ‘Julie e os Fantasmas’, participou pela primeira vez em Jogos Paralímpicos. Aos 15 anos de idade, a brasileira foi diagnosticada com Ataxia de Friedreich, uma doença rara que afeta o equilíbrio, coordenação e energia. O diagnóstico lhe afastou da ginástica aeróbica, modalidade que, inclusive, foi campeã brasileira em 2014.
Porém, curiosa com a identificação, ela decidiu cursar biomedicina na faculdade. Lá, conheceu o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e cursou um estágio em Ciências do Esporte. A partir de então, surgiu o interesse em competir no esporte paralímpico. Nesta sexta-feira, Giovanna mostrou que está no caminho certo.
“Eu fiquei em quarto, mas não fiquei triste. Isso porque sei que dei meu melhor nas condições que estavam hoje. Foi um dia muito difícil, com chuva, frio e vento. Porém, acho que nesses momentos que a gente vê o quão forte estamos nos tornando”, disee Giovanna.
Quarta colocada no lançamento de club com a marca de 26.01, ela só não beliscou o bronze pois a iranian Parastoo Habibi ultrapassou com um lançamento de 26.29 metros. O ouro ficou com a polonesa Róża Kozakowska que marcou 31.30m, quebrando o próprio recorde mundial da prova. Por fim, Maroua Ibrahim, da Tunísia, levou a prata com a marca de 29.00m.
Arremesso de peso
Por fim, vale lembrar que tanto Giovanna Boscolo, quanto Wanna Brito ainda competem no arremesso de peso nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP