8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Laissa Teixeira e Maciel Santos vão ao mata-mata da bocha

Iuri Silva e Maciel Santos, da classe BC2, e Laissa Teixeira, do BC4, venceram suas respectivas partidas no período da tarde

Laissa Teixeira, classificada ao mata-mata da bocha nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 (Foto: Ana Patrícia Almeida/CPB)
Laissa Teixeira, classificada ao mata-mata da bocha nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 (Foto: Ana Patrícia Almeida/CPB)

Os brasileiros Laissa Teixeira e Maciel Santos garantiram suas vagas no mata-mata do torneio da bocha dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Eles superaram seus adversários nos duelos realizados no período da tarde, válidos, respectivamente, pelas classes BC4 e BC2.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Lais tem apenas 18 anos de idade e faz sua estreia em edições de Paralimpíadas. Ela conquistou o ouro no individual e nas duplas no Parapan de Jovens de Bogotá-2023, além de ter sido campeã do Mundial Juvenil da modalidade, também no ano passado. Maciel, por sua vez, é veterano no esporte e possui duas medalhas em Jogos Paralímpicos na carreira: ouro em Londres-2012 e bronze em Tóquio-2020.

Maciel Santos avançou ao mata-mata na liderança do grupo C da classe BC2, com três vitórias em três partidas disputadas. Agora, ele aguarda a definição do seu rival na fase de quartas de final. Laissa passou em segundo lugar da chave D do BC4 e jogará contra Yuen Cheung, de Hong Kong.

Partidas dos brasileiros classificados

No período da tarde, Laissa Teixeira abriu os trabalhos contra a alemã Anita Raguwaran. Ela pontuou no primeiro end e saiu na frente por 1 a 0. No entanto, a brasileira acabou sofrendo a virada na parcial seguinte, quando a adversária anotou dois pontos. Sem se deixar abalar, Laissa retomou a ponta e sacramentou sua vitória em 4 a 2.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Depois, Maciel Santos enfrentou o israelense Nadav Levi. Nos primeiros ends, o duelo permaneceu bastante equilibrado, mas com o brasileiro na frente por 2 a 0. Logo depois, Maciel teve uma grande atuação na terceira parcial, ampliou sua vantagem para 6 a 0 e encaminhou o triunfo com mais dois pontos na reta final.

Maciel Santos Bocha Foto: Alessandra Cabral/CPB
Maciel Santos, um dos principais representantes do Brasil na bocha (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Iuri Silva vence, mas não avança

Também na classe BC2, Iuri Silva venceu seu primeiro jogo em Paris. Depois de sofrer duas derrotas nas primeiras rodadas, ele bateu o francês Aurélien Fabre por 6 a 2. No entanto, os resultados anteriores levaram o brasileiro a ficar na terceira posição do grupo F, encerrando sua participação.

José Oliveira, do BC1, e Mateus Carvalho, do BC3, perderam seus duelos para, respectivamente, Daniel Perez, da Holanda, e Jules Bernard, da França. Eles ainda possuem chances de classificação nas suas chaves, necessitando vencer e de uma combinação de resultados.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024