Os brasileiros Laissa Teixeira e Maciel Santos garantiram suas vagas no mata-mata do torneio da bocha dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Eles superaram seus adversários nos duelos realizados no período da tarde, válidos, respectivamente, pelas classes BC4 e BC2.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Lais tem apenas 18 anos de idade e faz sua estreia em edições de Paralimpíadas. Ela conquistou o ouro no individual e nas duplas no Parapan de Jovens de Bogotá-2023, além de ter sido campeã do Mundial Juvenil da modalidade, também no ano passado. Maciel, por sua vez, é veterano no esporte e possui duas medalhas em Jogos Paralímpicos na carreira: ouro em Londres-2012 e bronze em Tóquio-2020.
Maciel Santos avançou ao mata-mata na liderança do grupo C da classe BC2, com três vitórias em três partidas disputadas. Agora, ele aguarda a definição do seu rival na fase de quartas de final. Laissa passou em segundo lugar da chave D do BC4 e jogará contra Yuen Cheung, de Hong Kong.
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
Partidas dos brasileiros classificados
No período da tarde, Laissa Teixeira abriu os trabalhos contra a alemã Anita Raguwaran. Ela pontuou no primeiro end e saiu na frente por 1 a 0. No entanto, a brasileira acabou sofrendo a virada na parcial seguinte, quando a adversária anotou dois pontos. Sem se deixar abalar, Laissa retomou a ponta e sacramentou sua vitória em 4 a 2.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Depois, Maciel Santos enfrentou o israelense Nadav Levi. Nos primeiros ends, o duelo permaneceu bastante equilibrado, mas com o brasileiro na frente por 2 a 0. Logo depois, Maciel teve uma grande atuação na terceira parcial, ampliou sua vantagem para 6 a 0 e encaminhou o triunfo com mais dois pontos na reta final.
Iuri Silva vence, mas não avança
Também na classe BC2, Iuri Silva venceu seu primeiro jogo em Paris. Depois de sofrer duas derrotas nas primeiras rodadas, ele bateu o francês Aurélien Fabre por 6 a 2. No entanto, os resultados anteriores levaram o brasileiro a ficar na terceira posição do grupo F, encerrando sua participação.
José Oliveira, do BC1, e Mateus Carvalho, do BC3, perderam seus duelos para, respectivamente, Daniel Perez, da Holanda, e Jules Bernard, da França. Eles ainda possuem chances de classificação nas suas chaves, necessitando vencer e de uma combinação de resultados.