Os 12 atletas das seleções brasileiras de goalball foram os primeiros da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) a embarcar para a França para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. As equipes viajam nesta quarta-feira (14) com destino a Paris e, depois, pegarão um ônibus para a cidade de Troyes, onde realizarão a aclimatação antes da abertura oficial do megaevento, que acontecerá no dia 28.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
A seleção feminina de goalball será a primeira a estrear, já no dia seguinte à abertura, contra a Turquia, às 05h30 (horário de Brasília). As mulheres, quartas colocadas na edição passada, em Tóquio, buscam sua primeira medalha paralímpica na história. Horas mais tarde, às 12h30, os homens encaram os donos da casa. O time masculino, atual campeão, tem ainda um bronze (Rio 2016) e uma prata (Londres 2012).
As demais delegações da CBDV viajarão na semana que vem. Os dez atletas do time de futebol de cegos chegam ao Centro de Treinamento Paralímpico neste sábado e embarcam para a França na segunda-feira (19). Já os 15 atletas do judô se apresentam em São Paulo na terça e viajam na quinta (22). Todos, a exemplo do goalball, passarão antes por um período de aclimatação em Troyes.
Somadas as convocações das três modalidades da CBDV, são 37 atletas e 25 membros de comissão técnica, totalizando 62 pessoas, a maior delegação da Confederação na história. Ao todo, o Brasil estará representado na França por 279 atletas, a maior missão brasileira em uma edição do megaevento fora do Brasil, superando os 259 convocados de Tóquio 2020.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)