8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Judô ganha mais vagas para a Paralimpíada e chega a 15 atletas

Larissa Silva e Kelly Victório receberam convites nominais do IPC e vão representar o Brasil no judô paralímpico de Paris-2024

Larissa Silva em luta de Judô Paralímpico
Larissa, vestindo quimono azul à direita, segura na guarda de adversária de quimono branco durante combate nos Jogos Mundiais da IBSA de 2023, em Birmingham, na Inglaterra. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

O Brasil ganhou mais dois representantes no judô para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Além dos 13 nomes divulgados anteriormente, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou ter recebido convites nominais do IPC (Comitê Internacional) para Larissa Silva e Kelly Victório.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Com 24 anos de idade, a paraense Larissa Silva vai competir na categoria até 57kg feminino da classe J1 (cego totais). Larissa se encontra atualmente na oitava colocação do ranking paralímpico. Sua categoria classificou diretamente as seis primeiras colocadas. O Brasil enviou o pedido de vaga bipartite, que foi aceito pelo IPC.

A sul-mato-grossense Kelly Victório, de apenas 20, vai representar o Brasil na categoria até 70 kg da classe J2 (baixa visão). Victório vem integrando a Seleção de judô paralímpico de base, pela qual foi medalhista de ouro no Parapan de Jovens 2023. Ela luta na mesma categoria da atual campeã paralímpica Alana Maldonado. Com a inelegibilidade de várias judocas que estavam à sua frente no ranking, Kelly acabou ficando com a vaga.

https://twitter.com/otd_oficial/status/1814452152133439980

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Como resultado, o país vai estar representado em 14 das 16 categorias presentes no programa do judô paralímpico em Paris-2024. Vale lembrar que a modalidade é a terceira modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. Ao todo, foram 25, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paris 2024