O terceiro dia de disputas da etapa de Póvoa de Varzim da Copa do Mundo de bocha terminou com boas notícias para o Brasil! Nesta sexta-feira (12), três brasileiras conseguiram avançar às finais de suas classes. Andreza de Oliveira irá decidir o título do BC1 feminino, enquanto Evani Calado e Evelyn de Oliveira fazem a final 100% brasileira do BC3. Por outro lado, Mateus Carvalho (BC3) e Maciel Santos (BC2) vão para a disputa pelo bronze.
SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Finais garantidas
Na classe BC3 feminino o Brasil dominou! Invicta na primeira fase, Evelyn de Oliveira derrotou a portuguesa Joana Pereira por 4 a 3 nas quartas de final. Em seguida, passou pela a grega Anna Ntenta no desempate (4 a 4 [1 a 0]). Enquanto isso, Evani Calado passou fácil pela a argentina Stefania Ferrando por 6 a 1, e pela britânica Sally Kidson por 3 a 2. Dessa forma, as duas brasileiras fazem a final da categoria.
A terceira brasileira classificada às finais foi Andreza de Oliveira (BC1). Ainda na fase de grupos ela precisou vencer a líder do grupo Dora Basic, da Croácia, na última rodada, ficando na segunda colocação da chave B com duas vitórias e uma derrota. Nas semis, então, derrotou a tailandesa Satanan Phromsiri por 5 a 4. Assim, ela terá pela frente Yushae Desilva-Andrade, de Bermuda, na grande decisão.
Pararam nas semis
Começando pelas disputas da classe BC3, na qual tivemos três atletas do Brasil classificados às semifinais. Mateus Carvalho, que fechou a fase de grupos invicto, manteve o 100% de aproveitamento e venceu o polonês Damian Iskrzycki por 7 a 2. No entanto, Mateus acabou perdendo para o tcheco Adam Peska no desempate após terminar em 4 a 4. Assim, ele enfrentará o Grigorios Polychronidis valendo o bronze.
No BC2 masculino, as quartas de final reservou um confronto entre brasileiros. Assim, Maciel Santos e Iuri da Silva precisaram brigar por apenas uma vaga na semifinal da classe. O duelo foi bastante acirrado, mas quem saiu vitorioso foi Maciel, que manteve a invencibilidade ao triunfar no desempate por 2 a 2 [1 a 0]. Em seguida, o brasileiro acabou caindo para o português David Araújo por 6 a 3. Agora, ele disputa o bronze diante do argentino Luis Cristaldo.
- Minas inicia bem, vê reação do Praia, mas vence no tie-break
- Crescenzi marca 23 pontos e amplia série invicta do Paulistano
- Grêmio bate Athletico e se aproxima de final da Ladies Cup
- Com Léo Lukas MVP, Guarulhos supera time goiano na Superliga
- Sifontes anota 37 pontos e Botafogo vence na prorrogação
Sem avanço para os demais
O Brasil contou com oito atletas nas quartas de final da etapa de Póvoa de Varzim da Copa do Mundo de bocha. Dentre eles, três não conseguiram avançar à fase seguinte do torneio. Eliseu dos Santos, da classe BC4 masculina caiu para o colombiano Euclides Grisales pelo placar elástico de 10 a 0. Enquanto isso, Laissa Guerreira caiu para a canadense Alison Levine por 3 a 1, na categoria feminina. Por fim, o outro brasileiro que não seguiu adiante foi Iuri da Silva
Etapa de Póvoa de Varzim
A etapa de Póvoa de Varzim da Copa do Mundo de bocha segue até o dia 15 de julho, segunda-feira. Além disso, a etapa em Portugal é a última antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, sendo uma ótima oportunidade de preparação e um termômetro avaliativo de desempenho para o megaevento.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK