O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou, nesta quinta-feira (11), a convocação de mais 147 atletas de nove modalidades (atletismo, bocha, ciclismo, halterofilismo, judô, remo, tiro com arco, tiro esportivo e triatlo) para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro. No final do mês de junho, a entidade divulgou a primeira lista com um total de 124 nomes. O CPB fechará o grupo da Paralimpíada apenas no dia 18 de julho, com a divulgação dos representantes do país no tênis em cadeira de rodas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A divulgação da segunda lista ocorreu ao vivo no canal do CPB no Youtube. Ela contou com a participação de Yohansson Nascimento, vice-presidente da entidade, e de Jonas Freire, diretor de alto rendimento. “A expectativa para a nossa participação em Paris-2024 é a melhor possível. Esperamos fazer a melhor campanha da história dos Jogos Paralímpicos. Gostaríamos de agradecer também a todas confederações por todo o trabalho que desenvolveram ao longo deste ciclo”, afirmou Yohansson.
- Lucas Pinheiro tem DNF em etapa da Copa do Mundo de Slalom
- Brasileiro Sênior de Judô conhece seus primeiros campeões
- Brasil cai na estreia por equipes da Copa do Mundo de Túnis
- Ferrugem faz sete defesas e um gol na vitória do Torrelavega
- Marta é campeã com o Orlando Pride na NWSL
Números dos convocados
Ao todo, foram anunciados 126 atletas com deficiência, 17 guias (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, e um timoneiro do remo, totalizando 147 convocados no total. Com isso, somando com a primeira lista de convocação, a delegação brasileira já conta com 271 participantes em Paris. Esta já é a maior delegação da história convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Antes, a maior equipe nacional era de Tóquio-2020, com 259 convocados.
Por modalidade, houve a convocação de 70 atletas e 16 guias do atletismo, nove competidores e três calheiros da bocha, seis ciclistas, 13 judocas, 11 halterofilistas, sete atletas e um timoneiro do remo, cinco arqueiros, dois atiradores esportivos, além de três atletas e um guia do triatlo. Confira todos os convocados da segunda lista para a Paralimpíada através deste link.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro