Este sábado (22) foi o terceiro dia de competições na etapa de Tsibili, na Geórgia, da Copa do Mundo de halterofilismo. É a última prova internacional para os paratletas brasileiros antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Assim, foi a vez de Ana Paula Marques representar o país na categoria até 61 kg. A gaúcha teve dois dos três movimentos válidos e, portanto, ficou com a sétima colocação na soma dos levantamentos.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
É impressionante a evolução de Ana Paula dentro de uma janela de um ano no halterofilismo. No Mundial que ocorreu em agosto de 2023, em Dubai, a paratleta suportou 99 kg para ficar com o sétimo posto. Primeiramente, na prova que ocorreu no país europeu, a brasileira sustentou 102 kg. Em sua segunda tentativa, falhou em buscar os 104 kg, que poderia ter-lhe garantido um lugar no pódio se tivesse sucesso.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mas Ana Paula não se contentou e alcançou o êxito na marca de 104 kg na sua terceira e última tentativa, finalizando com a soma de 206 kg. A chinesa Jianjin Cui, bronze no último Mundial, conquistou a vitória na etapa, com um total de 406 kg, sendo sua melhor marca de 138. Em seguida, a prata ficou com a colombiana Ana Lucia Ochoa, que teve 329 kg em sua somatória. Por fim, o bronze ficou com Greta Vardanyan, da Armênia, que ficou com 300 kg no total.
A competição da etapa ocorre até o próximo dia 26 de junho e terá mais brasileiros em ação, Ezequiel Correa e Ailton Bento de Souza competem na categoria até 80 kg. As próximas paratletas a representarem o país são Maria de Fátima de Castro no 67 e Mariana D’Andrea no 73 kg.