As finais do Regional Nordeste de goalball reunirão, neste sábado (8), no Instituto Federal da Bahia, em Salvador-BA, quatro times de três estados diferentes brigando pelo topo do pódio. Os paraibanos da Apace (Associação Paraibana de Cegos) tentarão o 11º título, sendo o décimo consecutivo, contra os pernambucanos da Assobecer (Associação Beneficente dos Cegos do Recife), às 11h. O time recifense também fará a decisão no feminino, diante das atuais campeãs da Adevirn-RN (Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte), às 10h. Primeiramente, acontecerão os jogos valendo a medalha de bronze, ambos com presença da Apec-PE (Associação Pernambucana de Cegos): às 8h, as mulheres encaram as baianas da Apedva; às 9h, os homens enfrentam a Adevirn.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, X, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A rodada desta sexta-feira (7) começou com os duelos pelas quartas de final no masculino. No período da tarde, foi a vez das semifinais nas duas categorias. Logo no primeiro confronto, Adevirn e Apec protagonizaram um jogo emocionante decidido apenas nos extra throws (“arremessos extras”, na tradução do inglês), como são chamados os pênaltis na modalidade, após empate em 7 a 7 no tempo normal. Nas penalidades, cada equipe tem direito a três tentativas e, novamente, houve igualdade, com um acerto para cada lado. Nos arremessos alternados, ninguém converteu na primeira série. Na segunda, Geovana marcou, e Carol perdeu, fechando o jogo em 9 a 8.
A segunda semifinal feminina foi mais tranquila para o lado vencedor, no caso, a Assobecer, que fez 10 a 3 na Apedva. A final de amanhã reunirá um duelo entre as principais goleadoras do campeonato: Geovana, da Adevirn, tem 32 gols, contra 31 de Aline, da Assobecer. Quem vencer colocará sua equipe na Série B do próximo Campeonato Brasileiro.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Vaga na decisão masculina e na Série B
A Assobecer garantiu antecipadamente vaga na Segunda Divisão nacional na chave masculina, com uma vitória na semifinal sobre a Adevirn por 9 a 8. Como seu adversário na decisão, a Apace, já está classificada para a Série A, consequentemente os pernambucanos jogarão neste sábado já assegurados na Segundona. Em sua semifinal, a Apace não teve tanto trabalho para eliminar a Apec ao conseguir o “game” por 18 a 8.
O Regional Nordeste, que reúne mais de 120 atletas, começou com quatro times já classificados para o Campeonato Brasileiro. Entre as mulheres, o Ierc-RN, na Série A, e o ICB-BA, na Série B, já estão garantidos. Do lado dos homens, tanto a Funad-PB (Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência) quanto a Apace-PB integram a elite da modalidade.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais