Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Par e equipe avançam ao mata-mata da Copa do Mundo de SP

André Martins/Laissa Guerreira (BC4) e Maciel Santos, Andreza Vitória e Iuri Tauan (BC1/BC2) estão nas semifinais da Copa do Mundo de bocha em São Paulo

Maciel Santos na Copa do Mundo de bocha em São paulo
(Foto: Grazie Batista/ANDE)

Depois de conquistar cinco medalhas nas disputas individuais, o Brasil assegurou um par e uma equipe no mata-mata da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de bocha paralímpica. André Martins/Laissa Guerreira (BC4) avançou às semifinais, enquanto Maciel Santos, Andreza Vitória e Iuri Tauan (BC1/BC2) também avançaram entre os quatro melhores times. Por outro lado, Evelyn Oliveira/Mateus Carvalho (BC3) caiu na fase de grupos.

André e Laissa tiveram uma jornada dupla no dia. Depois de vencerem a Alemanha na estreia, eles também ganharam do Chile, por 12 a 0, e perderam para a Colômbia, por 5 a 4, ficando em segundo lugar no grupo A da disputa de pares da classe BC4. Com isso, eles avançaram para a semifinal, onde enfrentarão os Estados Unidos, líderes do grupo B com duas vitórias e uma derrota.

Já Maciel, Andreza e Iuri, que já haviam perdido na estreia, ganharam da Holanda por 7 a 2 e garantiram a segunda colocação do grupo B, se classificando para as quartas de da disputa por equipes BC1/BC2. Eles enfrentaram o Canadá, segundo colocado do grupo C e conseguiram uma vitória por 5 a 4 para avançar na chave. Assim, eles, jogam contra a Grã-Bretanha por um lugar na grande decisão da Copa do Mundo de São Paulo.

Por fim, Evelyn Oliveira e Mateus Carvalho chegaram a vencer dois jogos no dia, diante da Itália, por 12 a 0, e do Peru, por 4 a 3, mas acabaram em segundo lugar no grupo A de pares BC3. Eles haviam perdido para a Turquia na estreia e, com um empate triplo com o Peru, ficaram de fora da semifinal, já que apenas os dois primeiros colocados avançaram.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia