A Copa do Mundo de São Paulo de Bocha começou neste sábado, 1º, e 10 brasileiros entraram em ação pela fase de grupos da competição, conquistando 12 vitórias em 15 partidas disputadas. Os destaques do dia foram a estreante Beatriz Chagas, do BC1, e os experientes Maciel Santos, do BC2, e Mateus Carvalho, do BC3. Delegação do Brasil conta com 11 atletas.
- Bia Haddad vence e coloca Brasil em vantagem na BJK Cup
- Jane Karla Gogel para antes das oitavas do GT Open de Strassen
- Nicole Silveira ganha bronze inédito na Copa do Mundo
- Lucas Koo para nas quartas de final dos 1000m em Bormio
- Kamilla Cardoso estreia com duplo-duplo na liga chinesa
Experiência inesquecível de Bia
A catarinense Beatriz Chagas venceu uma e perdeu outra partida válida pela fase de grupos do BC1 feminino. Primeiro bateu Dora Basic por 3 a 1, porém depois sentiu mais pressão contra Katerina Curinova, da República Tcheca, a acabou perdendo por 7 a 2. Com 20 anos, a brasileira foi ouro no Parapan de Jovens, na Colômbia, ouro no individual e prata em equipe no Mundial de Jovens, em Portugal, e terminou 2023 com a segunda colocação no Campeonato Brasileiro. Ela está na segunda posição do grupo B na Copa do Mundo.
“Foi uma emoção muito boa ganhar, principalmente contra uma adversária bem forte na chave. O segundo jogo perdemos, mas vamos seguir esperando os jogos entre as adversárias. Mas enfatizo que tá sendo uma experiência incrível, estar na seleção brasileira de bocha está sendo inesquecível, um grande aprendizado e troca de experiências”, contou Bia, que aguarda a definição do grupo.
Mais experientes pelo Brasil, Maciel Santos e Mateus Carvalho venceram com placares elásticos os primeiros jogos. No BC2 masculino, Maciel venceu o croata Lucas Wagner por 10 a 0 e depois bateu o francês Aurélien Fabre por 9 a 1. Assim, na manhã de domingo ele encara Rastilav Kurilak , da Eslovênia, pelo último jogo do Grupo A, em que é líder momentâneo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já Mateus Carvalho, ao lado do pai e calheiro Oscar Carvalho, também venceu os seus primeiros confrontos. Primeiro, passou pelo neo-zelandês Troy Robertson por 10 a 0, e em seguida bateu Jules Menard da França. Desse modo, ele termina a fase de grupos do BC3 contra o sueco Christoffer Hagdahl na tarde do dia 2. Mateus é líder do Grupo A.
Mais brasileiros
Outros sete brasileiros estrearam na Copa do Mundo de Bocha. A campeã mundial no BC1 Andreza Vitória venceu a única partida do dia, contra Handayani Handayani da Indonésia. Iuri Tauan, no BC2, venceu dois jogos, contra o argentino Luis Cristaldo (4 a 1) e Mario Sayes (5 a 2) de El Salvador.
A campeã paralímpica Evelyn Oliveira venceu a turca Havva Alyurt por 6 a 0 no BC3. No BC4, André Costa venceu no desempate o colombiano Euclides Grisales (5* a 5) e depois o tcheco Radek Prochazka (5 a 2), enquanto Eliseu dos Santos bateu o estadunidense Nick Taylor por 8 a 0.
Por outro lado, o Brasil teve duas derrotas neste sábado. Laíssa Guerreira foi superada pela a colombiana Leidy Chica Chica por 7 a 0, enquanto José Carlos Chagas perdeu para Lance Cryderman do Canadá.
Confira os jogos deste domingo:
- 09h30 – BC4 – Natallia Konenko (UKR) x Laíssa Guerreira
- 10h30 – BC3 – Evani Calado x Joelle Guerette (CAN)
BC1 – José Carlos Chagas de Oliveira x Roman Sajdak (CZE) - 11h50 – BC2 – Maciel Santos x Rastilav Kurilak (SVK)
- 13h50 – BC3 – Evelyn Oliveira x Maria Bjurstrom (SWE)
BC3 – Niurka Callupe (PER) x Evanin Calado - 15h10 – BC4 – Boris Nicolai (GER) x Eliseu dos Santos
- 16h10 – BC1 – Andreza Vitoria x Tasneem Gouda (EGY)
BC1 – David Smith (GBR) x José Carlos Chagas de Oliveira - 17h10 – BC3 – Mateus Carvalho x Christoffer Hagdahl (SWE)