O Brasil tem quatro atletas nas semifinais do Pré-Paralímpico de tênis de mesa em Pattaya, na Tailândia. Entre a madrugada e o início da manhã desta sexta-feira (24), Guilherme Costa, Sophia Kelmer, Lucas Arabian e Jennyfer Parinos avançaram nas eliminatórias e estão a duas vitórias de Paris-2024. Além disso, Fábio Silva também jogar as quartas de final e também briga por vaga.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Antes das primeiras partidas eliminatórias, a sexta-feira também marcou as últimas rodadas da fase de grupos. Sophia Kelmer foi a única classificada à semifinal que não jogou, pois terminou como líder de seu grupo e avançou direto na classe 8. Ela tem pela frente a tailandesa Kanlaya Chaiwut-Kriabklang por uma vaga na final.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Assim como Sophia, Guilherme Costa também havia se classificado para as eliminatórias de maneira antecipada na classe 2. Entretanto, o brasileiro foi à mesa nesta sexta-feira para encarar o sérvio Ljubisa Gajic nas quartas de final. Depois de um primeiro set apertado, Guilherme teve mais tranquilidade nas parciais seguintes e fechou a partida em 3 a 0 (14/12, 11/9 e 11/8). Seu rival na semifinal será o iraniano Hassan Janfeshan.
Arabian e Parinos passam da fase de grupos
Lucas Arabian jogou as duas últimas partidas da fase de grupos e encerrou com uma vitória e uma derrota. O revés veio diante de Tatok Hardiyanto, da Indonésia, enquanto o triunfo contra o egípcio Hassan Tolba. Nas quartas de final, bateu o turco Hamza Caliskan por 3 a 1 (9/11,11/9, 11/6 e 11/5) e agora vai jogar contra o britânico Jack Spivey por uma vaga na decisão.
Jennyfer Parinos venceu o duelo direto pela segunda vaga do grupo 2 da classe 9 contra a cazaque Altynay Yerzhankyzy. A vitória foi suada e veio no último set: 3 a 2 (11/9, 8/11, 11/9, 6/11 e 11/6). Com isso, ficou em segundo lugar na chave e se garantiu na semifinal. Ela vai enfrentar a sul-coreana Kun-Hea Kim.
Fabio Silva também fechou a primeira fase com vitória. Pela classe 3, o brasileiro duelou contra o cazaque Terlan Kaziyev e venceu por 3 a 1 (12/10, 11/7, 10/12 e 11/3). Como resultado, ele terminou como líder de seu grupo e avançou direto às quartas de final. Seu próximo rival é o eslovaco Mladen Ciric.
Brazucas eliminados
Além das vitórias, o dia também marcou o fim do sonho paralímpico para outros brasileiros. Carla Maia (classe 1-2), Lucas Carvalho (classe 9) e Aline Ferreira (classe 7) perderam nas quartas de final e se despediram do Pré-Paralímpico de tênis de mesa. Na classe 10, Gabriel Antunes venceu sua última partida na fase de grupos, mas ficou de fora da zona de classificação e também acabou eliminado.