Pode tocar o hino nacional no Japão! Na primeira sessão do quinto dia de disputa do Mundial de atletismo paralímpico de Kobe, a brasileira Raissa Machado conquistou a medalha de ouro na prova de lançamento de dardo para a classe F56. Agora, o Brasil chegou na marca de 21 medalhas, sendo 13 de ouro, cinco pratas e três bronzes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Penúltima atleta a entrar em ação na decisão da prova, Raissa iniciou sua campanha com um ótimo 24,19m no primeiro lançamento. Depois, ela emplacou duas queimas e uma marca de 23,26m. Já na quinta tentativa, a brasileira melhorou a distância para 24,22m, estabelecendo um novo recorde do campeonato e ficando com o título da disputa. No ano passado, ela havia terminado com a prata, sendo superada pela letã Diana Krumina (hoje ausente do torneio). A iraniana Hashemiyeh Motaghian (22,74m) e a chinesa Lin Sitong (22,68m) completaram o pódio da edição de 2024.
- Brasil perde da Argentina na estreia do Sul-Americano
- Gabi Guimarães marca 15 pontos em vitória do Conegliano
- Oscar Gutierrez perde após tie-break infinito na Itália
- Vasco deslancha no fim e vence Corinthians em São Januário
- Bruna de Paula marca três gols na vitória do Győri na Champions
Na outra final da sessão do Mundial de atletismo envolvendo uma brasileira, Aline Rocha terminou na quinta posição na decisão dos 1500m para a classe T54. Ela completou o percurso de quase quatro voltas na pista no tempo de 3min34s97. A grande campeã foi a chinesa Zhou Zhaoqian, ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, com a marca de 3min33s86. Tian Yajuan (3min33s91), também da China, ficou em segundo, enquanto a alemã Merle Marie Menje (3min34s19) levou o bronze.
Três brasileiros avançam às finais
Além do título de Raissa, outros brasileiros brilharam nas pistas da cidade de Kobe e se classificaram às finais das suas respectivas provas. Nos 400m para a classe T47, Fernanda Yara e Maria Clara Augusto avançaram à decisão. A primeira venceu a sua bateria com o tempo de 58s14 e terminou com a melhor marca entre todas as classificadas. Já Maria, anotou 1min00s42, seu recorde na temporada, e acabou no quinto lugar geral.
Do mesmo modo, nos 400m masculino para a classe T37, Bartolomeu da Silva Chaves também garantiu seu lugar na disputa por medalhas da prova. Ele fechou sua participação na classificatória com o tempo de 53s00, liderando o grupo de classificados à final. Aos 22 anos, o jovem brasileiro foi medalhista de bronze no Mundial de Paris-2023.