8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Roraimense e piauiense chamam atenção em Meeting Paralímpico

Atleta disputando um esporte paralímpico

Neste sábado, 18, aconteceu o Meeting Paralímpico de Boa Vista e o de Teresina, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que têm o intuito de promover e desenvolver o paradesporto em todo o Brasil, com o auxílio de atletas de alto rendimento. Desses esportistas, duas se destacaram, Maria Clara e Aline Rakelly, de 13 e 16 anos, respectivamente.

BOA VISTA

Em Roraima, a competição reuniu 105 competidores na Vila Olímpica Roberto Marinho para provas de natação, atletismo e tiro com arco. Mas quem se destacou de verdade foi a jovem Maria Clara de Andrade, de apenas 13 anos, que, sendo da classe S9 (limitação físico-motora), nadou os 50 metros livres em impressionantes 33s95,o que seria o sétimo tempo nacional de 2023.

“Baixei bastante meu tempo nas provas. Estou muito feliz. Com as marcas de hoje, consegui me classificar para cinco provas da Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares”, disse a pequena roraimense, que já figurava no top-10 da temporada passada.

A atleta Maria Clara nadando 50 metros livre
Maria Claro em a poucos segundos de finalizar os 50 metros livre | Foto: Saulo Cruz/CPB

TERESINA

Já no Piauí, as principais atrações foram os competidores com deficiência intelectual, que conquistaram seus primeiros ouros. Disputado nas instalações da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Meeting Paralímpico contou com 99 atletas, sendo 76 deles deficientes intelectuais.

No meio desses esportistas, estava Aline Rakelly da Silva, 16, que disputou três provas, arremesso de peso F20, salto em distância T20 e 400 metros T20, válidas pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares nesta manhã e, com 100% de aproveitamento, conquistou medalhas de ouro em todas. “O Meeting Paralímpico foi uma experiência inesquecível. Não só pelos resultados, mas pela oportunidade de conhecer pessoas legais. O que mais me deixou alegre foi ver o sorriso nos rostos de cada um dos presentes na competição. Esporte é vida.”, disse Aline.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Carioca da gema com 20 anos nas costas. Sou apaixonado por esportes (sem nenhuma surpresa, já que a escolha do meu nome foi em homenagem a um jogador) e estou graduando jornalismo na UNISUAM.

Mais em Paralimpíada Todo Dia