Jovane Guissone conquistou a medalha de ouro do Campeonato Pan-Americano de Paraesgrima. Nesta sexta-feira (17), segundo dia de competição no CT Paralímpico em São Paulo, o brasileiro fez uma campanha invicta no florete B. O Brasil ainda faturou mais quatro pódios na espada feminina e florete A.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mesmo o florete sendo sua segunda arma, Jovane Guissone fez uma campanha dominante no Pan-Americano. O medalhista paralímpico venceu todos os jogos na poules e entrou na fase eliminatória como principal cabeça de chave.
- Bruna de Paula marca 5 gols em vitória apertada do Györi
- Marcus D’Almeida é eliminado nas quartas do Torneio de Nimes
- Brasileiras empatam com Atlético de Madrid na Liga Espanhola
- Isabella Springer estreia no slalom gigante na Universíade
- Carol Meligeni atropela italiana e vai à final do ITF de Buenos Aires
Estreando no quadro 8, equivalente às quartas de final, Jovane derrotou o colombiano Hector Molano por 15 a 7. Em seguida, despachou o argentino Hugo Alderete por 15 a 2 nas semifinais. Por fim, repetiu o placar das semis contra o norte-americano Scott Rodgers na decisão para ficar com o título.
No florete B do Pan-Americano, o Brasil subiu ao pódio com Lenilson Oliveira faturando a medalha de bronze. Ele acabou superado pelo norte-americano Byron Branch na semifinal, que se sagrou campeão no jogo seguinte. O argentino Carlos Freitas levou a prata, enquanto William Schoonover ficou com o outro bronze.
Espada feminina
Além das medalhas no masculino, o Brasil também subiu ao pódio com as mulheres no Pan-Americano de Paraesgrima nesta sexta-feira. Na espada B, Mônica Santos levou o bronze ao parar na semifinal diante da colombiana Francia Rojas por 15 a 11. Na categoria A da arma, Carminha Oliveira e Rayssa Veras também terminaram na terceira posição. Nas semis, Rayssa perdeu da norte-americana Jataya Taylor (15 a 9), enquanto Carminha foi superada pela Amber Briar (15 a 12).