Um duelo entre a garotada da Acelgo, de Goiás, e os veteranos da Uniace, do Distrito Federal, marcará a decisão do Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos 2024, neste sábado (18), às 10h15, no Ginásio Vera Cruz, dentro do Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília (DF).
Os goianos, que vão à final da competição pela primeira vez na história, derrotaram na semifinal desta sexta a AMC, do Mato Grosso, por 1 a 0, gol de Marcos Rogério. Os brasilienses, campeões em 2022, passaram pelo Ismac, do Mato Grosso do Sul, pelo mesmo placar: 1 a 0, gol do chileno Victor Silva.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Garotada
A Acelgo chega à disputa do troféu de forma surpreendente. Com metade do grupo abaixo dos 23 anos de idade, classificou-se à semifinal apenas na terceira e última rodada da fase classificatória, graças aos critérios de desempate – marcou mais gols do que a Adef-DF e a ADVP-PA. Na fase de grupos, perdeu para a própria Uniace (2 a 0) e para a Adef (1 a 0), mas ganhou da ADVP por 2 a 0, resultado que lhe colocou entre os quatro melhores times do campeonato.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Veteranos
Já a Uniace, que conta com um grupo acostumado a jogar junto há muitos anos, está invicta na edição deste ano do Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos. Além da vitória por 2 a 0 sobre os adversários da decisão na primeira fase, bateu também a ADVP (2 a 1) e a Adef (1 a 0). Contratado para ajudar o conjunto liderado pelos irmãos Leandro e Leonardo Moreno, o chileno Victor Silva é o vice-artilheiro da competição, com cinco gols – tem um a menos do que Maxwell, da AMC.
+ Petrúcio Ferreira é tetra no mundial de atletismo paralímpico
Brasileiro 2024
Tanto a Acelgo (Série B) quanto a Uniace (Série A) já estão garantidas no Campeonato Brasileiro 2024. A vaga concedida neste Regional ficou com o Ismac, melhor colocado que já não esteja previamente classificado a alguma das divisões nacionais. Além do acesso, os sul-mato-grossenses tentarão ainda o bronze diante da AMC. O jogo começa pouco antes da final, às 9h.