8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Quad joga pelo bronze na Copa do Mundo; Juvenil vai à semi

Leandro e Ymanitu perderam na semifinal e jogam contra a Austrália pelo bronze. Equipe júnior venceu Bélgica e vai buscar vaga na final

Ymanitu Silva em ação na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas por equipes
Ymanitu Silva em ação na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas por equipes (Foto: Green Filmes/CBT)

A equipe brasileira do Quad vai disputar a medalha de bronze na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas por equipes. No torneio realizado em Antalya, na Turquia, Leandro Pena e Ymanitu Silva perderam na semifinal para os donos da casa por 2 a 1. Já o time júnior avançou à semi da categoria ao derrotar a Bélgica. Nas chaves de reclassificação, masculino e feminino open também venceram.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na categoria Quad, o Brasil saiu na frente dos anfitriões com Leandro Pena derrotando Ugur Altinel, com 6/1 e 6/3. Entretanto, os turcos buscaram o empate com Ahmet Kaplan superando Ymanitu Silva em 7/6 e 6/0. A virada dos adversários foi conquistada nas duplas, com mais um triunfo por 2 a 0  e parciais de 6/1 e 6/0.

Ymanitu Silva e Leandro Pena voltam à quadra neste sábado (11) em busca da medalha de bronze. Os adversários serão da equipe da Austrália, que foi segunda colocada na fase de grupos e perdeu para o Chile na outra semifinal.

Júnior na semi

Na luta pela semifinal da categoria júnior, Vitória Miranda teve uma batalha contra Luna Gryp e precisou de mais de 3h30min para vencer de virada. As parciais do triunfo foram de  6/7,  6/4 e 7/6. Em seguida, Alexander Lantermann empatou o confronto ao superar Luiz Calixto, por 6/4 e 6/3. Entretanto, nas duplas, Miranda e Calixto disputaram ponto a ponto contra Luna e Lantermann e confirmaram a classificação, após dois tie breaks e 2h16, fechando a partida em 7/6 e 7/6.

Após ficar quase seis horas em quadra, Vitória Miranda destacou a entrega. “Agradeço muito ao capitão Léo (Leonardo Oliveira), porque ele sempre nos puxava de volta para o jogo quando os momentos não estavam fáceis. A confiança da nossa equipe também fez diferença no confronto, mas principalmente a oportunidade de disputar uma medalha pelo nosso país”, comentou.  Os juvenis brasileiros buscam uma vaga na final da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas por equipes contra os Estados Unidos.

Masculino e feminino open

No masculino Open, os brasileiros demonstraram superioridade diante dos tailandeses. Primeiro, Gustavo Carneiro bateu Worakit Daengchuen, com um duplo 6/2. Na sequência, Daniel Rodrigues definiu o confronto contra Suthi Khlongrua em 6/0 e 6/4. Eles duelam com o Chile pelo 5° lugar

Contra o Marrocos no feminino Open, Maria Fernanda Alves bateu Samira Benichi por 7/6 e 6/3. As rivais empataram com Meirycoll Duval não dando chances para Naiwa Awane com um duplo 6/1. Contudo, Duval e Jade Lanai garantiram a vitória nas duplas ao derrotarem Benichi e Ibtissam Battar por 6/0 e 6/1. Elas têm pela frente o Japão, pelo 9° lugar.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia