8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Juvenis brasileiros estreiam com vitória na Copa do Mundo

Vitória Miranda e Luiz Calixto confirmaram a vitória no super tie-break contra África do Sul, na estreia da categoria Júnior da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas

Vitória Miranda em ação na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas, na Turquia (Foto: Green Filmes/CBT)
(Foto: Green Filmes/CBT)

O Time Brasil estreou com vitória sobre a África do Sul, por 2 a 1, na categoria Júnior da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas, na Turquia. Nesta quarta-feira (8), Vitória Miranda e Luiz Calixto saíram atrás no confronto, mas garantiram o resultado na partida de duplas, com direito a 16 pontos marcados no super tie-break. Por outro lado, os tenistas brasileiros saíram derrotados nas demais categorias.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O confronto dos juvenis contra os sul-africanos foi de tirar o fôlego do início ao fim. Primeiramente, Vitória Miranda foi superada por Bongumenzi Biyela em três sets, parciais de 6/0, 3/6 e 7/5. Na sequência, Luiz Calixto buscou o empate ao vencer Ntando Nokama, por 2 a 0 (6/1 e 6/2). Por fim, nas duplas, Calixto e Miranda lutaram ponto a ponto contra Biyela e Nokama e só confirmaram o resultado no 16º ponto do super tie-break, com o placar de 2 a 1 (6/4, 5/7 e 16/14).

Derrotas nas outras categorias

Na classe Open masculina, os atletas mineiros não resistiram aos fortes adversários britânicos. Gustavo Carneiro perdeu para o atual número 5 do ranking ITF, Gordon Reid, por 2 a 0 (6/0 e 6/2). Já Daniel Rodrigues, fez um jogo duro contra o melhor tenista do mundo, Alfie Hewett, mas também foi superado, só que por 2 a 1 (3/6, 7/5 e 7/5). Nas duplas, Ben Bartram e Dahnon Ward venceram Carneiro e Bruno Makey, com parciais de 6/1 e 6/4.

Na disputa feminina, Maria Fernanda Alves perdeu para a britânica Cornelia Oosthuizen, por 2 a 0 (6/2 e 7/5), enquanto Meirycoll Duval foi derrotada por Lucy Shuker pelo mesmo placar (parciais de 7/5 e 7/6). Nas duplas, Abbie Breakwell e Ruby Bishop venceram Maria e Jade Lanai, por 2 a 0 (6/0 e 7/6).

Entre os atletas da categoria Quad, o Chile saiu na frente com vitória de Francisco Cayulef sobre Leandro Pena, pelo placar de 2 a 1 (6/2, 4/6 e 6/3). Diego Perez confirmou o resultado ao vencer Ymanitu Silva, por 2 a 0 (6/3 e 6/2). Por fim, nas duplas, Pena e Silva diminuíram a vantagem e bateram Perez e Cayulef, com parciais de 6/3 e 7/5.

Os brasileiros retornam às quadras na Copa do Mundo nesta quinta-feira (9), a partir das 5h (no horário de Brasília-DF). No Open masculino, os tenistas enfrentam a África do Sul, enquanto os atletas das categorias Quad e Júnior jogam contra o Japão. Esta é a sétima vez consecutiva que o Brasil contará com representantes em todas as categorias do Mundial.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia