de Goalball
Neste sábado (04), foram realizadas as finais do Regional Sudeste 1 de goalball, a competição aconteceu no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. No feminino, o IBC conquistou o seu sétimo título. Desde 2018, o time não conseguia ser campeão. As cariocas do IBC venceram por 10 a 0 as mineiras do Adevibel. Na final masculina, o Adevibel confirmou o seu favoritismo e foi tetracampeão. O time de Minas Gerais derrotou os cariocas da da Urece Esporte e Cultura por 13 a 9.
O Regional garante aos melhores times das competições lugar na Segunda Divisão. O Campeonato Brasileiro Série B está com data marcada para novembro.
Disputas pelo ouro
Ana Helena foi quem mais se destacou na disputa feminina, com 6 gols nesta final e ao total 19 gols no campeonato. Sendo assim, a atleta levou o prêmio de Artilheira
“É muito importante para gente para trazer com mais força o goalball pra cá de volta, pra chamar mais atletas. É um misto de tanta felicidade que estamos sentindo! Foi um trabalho em conjunto com o professor Fábio, com outros professores que ajudaram a gente, o empenho das atletas. E vamos voltar para a Série B no melhor momento”, comentou Ana Helena, sobre a vaga conquistada pelo IBC para o Campeonato Brasileiro Série B 2024.
No masculino, a Adevibel conseguiu uma dupla conquista: título e vaga na Série B.
O destaque da partida foi o ala Adriano que fez 13 gols. Vale ressaltar também que durante toda a competição o atleta fez 45 gols. Com isso, ele levou o prêmio de Artilheiro pela quarta edição seguida. Adriano não deixou de expressar sua felicidade: “Maravilhoso esse momento, o trabalho vem sendo reconhecido. Graças a Deus, mais uma vez saímos campeões. É muito treinamento”,
Disputas pelo bronze
No feminino, o Ivos-ES derrotou o Apae Leopoldina-MG por 7 a 0. Já entre os homens, o IBC completou bateu o Cidep pelo placar de 11 a 6.
Dois atletas mineiros foram considerados revelação no torneio. Ana Isabella Rocha, de 15 anos, da Apebh-MG e Bryan Rodrigues, também de 15, do Cidep-MG.
A CBDV tem como projeto a realização de cinco eventos regionais da modalidade. O Regional Sudeste I foi o segundo da lista. Neste ano, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais ainda tem edições em Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).