Quatro medalhistas paralímpicos participaram neste sábado (27) do Meeting Paralímpico. Três deles estiveram na etapa de Natal, Rio Grande do Norte, e um na de Vitória, Espírito Santo. O atletismo foi representado por Thalita Simplício, velocista potiguar que competiu em casa, Daniel Martins, também das provas de pista, e Cícero Nobre, do lançamento de dardo. Já na natação, em solo capixaba, o principal nome foi Mariana Gesteira.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
A etapa de Natal do Meeting Paralímpico contou com 248 atletas. Foram disputadas provas em três modalidades: atletismo, halterofilismo e natação. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu 153 participantes no atletismo e no 33 halterofilistas, enquanto a piscina do Sesi Clube Natal recebeu 55 nadadores. Já em Vitória, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o evento reuniu 190 competidores, sendo 25 da natação, 15 do tiro esportivo, 16 do tiro com arco e 134 do atletismo.
Medalhistas em Natal
Thalita Simplício, dona de três medalhas de pratas paralímpicos, duas em Tóquio-2020 e uma na Rio-2016, correu os 100m e os 200m. Ela cumpriu os 100m com 12s66 e os 200m em 26s26, acompanhada do guia e também treinador Felipe Veloso. As marcas de Thalita Simplício seriam terceira e quarta melhores do ano, respectivamente. No entanto, os resultados do Meeting Paralímpico não têm efeito para o ranking internacional.
“É maravilhoso competir em casa, gostaria que tivesse mais vezes aqui em Natal, porque é uma forma de as pessoas conhecerem cada vez mais sobre o movimento paralímpico brasileiro”, comemorou Thalita Simplício, atleta da classe T11 (para atletas cegas ou com visão residual). O próximo evento dela será o Campeonato Mundial de Atletismo, em Kobe, no Japão, a partir de 17 de maio. E esse evento também vale vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, em agosto.
Os outros dois medalhistas paralímpicos que competiram no atletismo da etapa de Natal do Meeting Paralímpico foram Daniel Martins, ouro na Rio-2016, que concluiu os 400m da classe T20 em 50s36, e Cícero Nobre, bronze em Tóquio-2020, do lançamento de dardo da classe F57 (atletas que competem sentados), que lançou 48,50m, o que seria a terceira melhor marca do mundo na atual temporada.
Natação é destaque em Vitória
O Meeting Paralímpico é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na etapa de vitória, o nome de maior relevância foi Mariana Gesteira, campeã mundial em 2023 e medalha de bronze em Tóquio-2020 nos 100m livre. E ela usou a competição como sua última fase de preparação antes das Seletivas da natação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que terão sua primeira etapa de 2 a 4 de maio no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Mariana Gesteira completou os 100m costas do Meeting Paralímpico de Vitória em 1min11s51, abaixo do índice estabelecido pelo CPB para classificação aos Jogos, de 1min12s98. A marca teria sido a quinta melhor do mundo na classe S9 (comprometimento físico-motor) em 2023. A atleta também nadou os 50m livre em 28s74, o que teria sido o segundo tempo do ano passado, caso considerada a mesma classe. Porém, nos Jogos Paralímpicos a prova será disputada em conjunto com atletas da classe S10, portanto, o tempo seria o 13º do mundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Foi um ótimo teste. Eu me senti muito bem, mesmo com muitas provas em uma mesma manhã e vindo de um ritmo de treinamento forte. Esta semana vou começar a diminuir para fazer um polimento e buscar um final de prova melhor. As passagens já estão encaixadas, agora é sustentar mais a prova, o que depende desse descanso”, explicou Mariana Gesteira, que nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e equilíbrio.
Meeting Paralímpico em 2024
Além de Natal e Vitória, o Espírito Santo também recebeu o Meeting Paralímpico neste sábado (27). A temporada de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Rio Branco, no Acre. E a competição já passou também por Florianópolis, Santa Catarina, Porto Velho, Rondônia, Curitiba, Paraná, Cuiabá, Mato Grosso, Salvador, Bahia, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Goiânia, Goiás, Aracaju, Sergipe, Recife, Pernambuco, Palmas, Tocantins, Belo Horizonte, Minas Gerais, e João Pessoa, Paraíba. As próximas etapas do Meeting serão no dia 11 de maio, simultaneamente em Fortaleza e Rio de Janeiro.