A Seleção Brasileira feminina de goalball competirá na Malmo Cup, tradicional torneio da modalidade realizado desde 2000, na Suécia. Assim, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) divulgou a convocação do time brasileiro nesta segunda-feira (15). Serão seis atletas que já sentirão o gosto paralímpico de Paris, já que será um torneio preparatório para os Jogos.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
Nesta edição, a Malmo Cup contará com dez equipes, incluindo as oito participantes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: Turquia (atual campeã mundial e bicampeã paralímpica), Coreia do Sul (vice-campeã do mundo), Canadá (campeã das Américas), China (campeã da Ásia/Pacífico), Israel (segunda colocada do Europeu), Japão (segundo colocado dos Jogos Mundiais da IBSA), Brasil (terceiro colocado dos Jogos Mundiais da IBSA) e França (país-sede da Paralimpíada). Ainda jogarão a competição preparatória na Suécia a Grécia e a Ucrânia.
Dessa forma, a Seleção terá Ana Gabriely Assunção (pivô), Danielle Longhini (ala), Jéssica Vitorino (ala) e Moniza de Lima (ala/pivô). As quatro atuam pelo Sesi-SP. Além disso, o Brasil conta com Geovana de Moura (ala/pivô – ADEVIRN-RN) e Kátia Ferreira Silva (ala/pivô – Instituto Athlon-SP).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A Malmo Cup ocorrerá entre os dias 24 e 26 de maio, com transmissão ao vivo NESTE LINK. Ainda não houve a divulgação da tabela pela organização do evento. O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres, que foram prata em 2019. Desde 2022, ele voltou a ser disputado apenas na categoria feminina. Nas duas últimas edições, as brasileiras ficaram com o bronze.
Vaga paralímpica e concentração antes do torneio
As brasileiras conseguiram uma das oito vagas para os Jogos de Paris via convite da Federação Internacional, em fevereiro, após a vacância do lugar que seria destinado ao continente africano.
Antes do embarque para a Suécia, as jogadoras vão participar de duas Fases de Treinamento praticamente seguidas, de 3 a 8 de maio e, posteriormente, de 15 a 22, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Na reta final de sua preparação aos Jogos Paralímpicos, a Seleção masculina vai utilizar a próxima Fase de Treinamentos, entre os dias 3 e 13 de maio, também no CT Paralímpico, para um intercâmbio com a Seleção dos EUA, que realizará jogos amistosos durante sua estadia.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).