O paranaense Alan Kleber Basílio mergulhou nas águas norte-americanas para representar o Brasil na etapa do World Series de Indianápolis. O nadador da classe S4 (atletas com limitações físico-motoras) disputou, nesta quinta-feira (11), as provas eliminatórias S5 de 100m livres e 100m peito. Porém, não conseguiu avançar para as finais da competição.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Alan tem uma lesão medular ocasionada por disparo de arma de fogo e que o deixou paraplégico. Começou no esporte paralímpico após assistir aos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Desde então, o brasileiro vem conquistando grandes resultados na natação paralímpica, com medalhas em campeonatos brasileiros e mundiais.
Alan participou, nesta quinta-feira, da etapa do World Series de Indianápolis, começando pela disputa das eliminatórias dos 100 metros livres. Na raia 2, o nadador brasileiro completou a prova em 1m27s29, e terminou em 4º lugar da bateria. Na segunda prova, os 100 metros peito, Alan completou a prova em 2m40s21, e ficou em 8º lugar da terceira bateria. Dessa forma, o brasileiro não conquistou medalhas. Porém, vale lembrar que Alan Kleber Basílio disputou as provas na classe S5, categoria acima do nadador.
O nadador paranaense pode voltar em ação, amanhã (12), para a disputa das eliminatórias da classe S4, na qual ele tem mais chances de classificação para as finais. Mas aguarda o resultado da reclassificação. No ano passado, aliás, Alan Kleber Basílio conquistou a medalha de ouro nos 50m livre no World Series da Inglaterra 2023. Por fim, vale destacar que Alan foi o único nadador brasileiro enviado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para o evento nos Estados Unidos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
World Series de Natação Paralímpica
Esta é a terceira etapa do World Series de Natação Paralímpica de 2024. No início de fevereiro, em Alberdeen, na Escócia, o Brasil conquistou uma medalha de prata na prova dos 50m livre com a fluminense Mariana Gesteira (classe S9, comprometimento físico-motor).