O Brasil foi escolhido para sediar a Copa América de rúgbi em cadeira de rodas de 2025. O torneio dará duas vagas diretas para o Campeonato Mundial de 2026 e acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (05), pela World Wheelchair Rugby, a federação internacional da modalidade.
- Brasil faz bom jogo mas é vice no sub-19 misto do WTT Youth
- Bia Haddad e Carol Meligeni comentam sobre vitórias na BJK Cup
- De virada, Praia vence Pinheiros e segue invicto
- Matheus e Luiza Carbonieri vão à final de duplas no Brasileiro
- Sada Cruzeiro vence de novo por 3 a 0 e segue 100% na Superliga
“A ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas) acredita que receber eventos internacionais como o Torneio das Américas é muito importante para o crescimento do Rugby no Brasil, pois aproxima a modalidade do público e dos fãs brasileiros, além de permitir o intercâmbio com algumas das seleções mais fortes do mundo que estão aqui em nosso continente”, destacou José Higino, presidente da ABRC.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Esta será a primeira vez que o Brasil receberá a Copa América de rúgbi em cadeira de rodas. A competição reúne as oito principais seleções do continente americano, que duelam pelo título e por duas vagas no Campeonato Mundial da modalidade de 2026. A última edição do torneio ocorreu em 2022, na Colômbia, onde o Brasil conquistou a medalha de bronze.
No final de 2023, o Centro de Treinamento Paralímpico recebeu a visita de Juan Foa, Gerente Regional das Américas da WWR, que teve a companhia de Mateus Campana, vice-presidente administrativo da ABRC. Foa vistoriou as instalações brasileiras e teceu elogios ao espaço gerido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que é a casa da seleção brasileira.
“Me pareceram muito boas as instalações do Centro Paralímpico. Ter a hospedagem e as instalações esportivas em um mesmo lugar facilita a fluidez no cronograma de um torneio. A hotelaria 100% acessível é muito boa e as instalações esportivas também, de acordo com um evento internacional”, declarou Foa.