Início positivo! Na abertura do Pré-Paralímpico de bocha de Coimbra, em Portugal, o Brasil estreou com vitória sobre a Malásia pelo placar de 5 a 0, na disputa dos pares da classe BC4. Os jovens André Martins e Laissa Vasconcelos são os representantes do Brasil no evento e buscarão a sexta vaga do país na modalidade aos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
Os brasileiros estão na chave B do torneio, junto Hungria, Japão e Portugal, além da seleção malaia. Depois da estreia, o Brasil retornará ao torneio nesta segunda-feira (25), para enfrentar os húngaros e os japoneses, a partir das 9h45 (horário de Brasília-DF). Por fim, André e Laissa encaram a dupla portuguesa na terça-feira (26), para encerrar sua participação na fase de grupos.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Caso o Brasil termine entre os dois primeiros colocados da sua chave, o país seguirá para a disputa da semifinal. O duelo decisivo acontecerá na segunda sessão da terça-feira. O Pré-Paralímpico de bocha distribui três vagas às Paralimpíadas de Paris na classe BC4. Assim, em caso de derrota na semi do torneio, os brasileiros precisarão conquistar o bronze para garantir o seu lugar no evento da capital francesa.
Até o momento, o Brasil se classificou em cinco classes da bocha paralímpica: BC1 feminino (com Andreza Oliveira), BC2 masculino (com Maciel Santos), BC3 masculino e feminino (Mateus Carvalho e Evelyn de Oliveira), além da equipe BC1/BC2 (com Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Maciel Santos). Para isso, todos eles conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, o que era um dos critérios de classificação da modalidade.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro