Almejando um melhor preparo aos torneios que garantem vaga aos Jogos Paralímpicos deste ano, os atletas começam a disputa da Copa Brasil de Paraesgrima. Assim, as competições ocorre, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a partir desta terça-feira (19). Logo após as disputas individuais, na quinta-feira (21), ocorre conjuntamente, o Campeonato Brasileiro de Paraesgrima. Porém, este por equipes, ambos com organização da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
- Ferrugem faz sete defesas e um gol na vitória do Torrelavega
- Marta é campeã com o Orlando Pride na NWSL
- Campinas derrota São José e sobe para segundo na Superliga
- Invicto, Brasil decide título do Pan-Am contra a Colômbia
- Ramon Batagello vence revanche e está na final do Open
A Copa Brasil reunirá nossos principais esgrimistas paralímpicos, que terão como objetivo, sobretudo, deixá-los em ritmo de competição. Haverá os dois torneios em maio e que valerão pontos para a classificação a Paris. Serão o Regional das Américas, em San José, na Costa Rica, e a Copa do Mundo de São Paulo. Essas competições fecham o ranking classificatório paralímpico.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A grande atração desta Copa Brasil e maior esperança da paraesgrima é o ídolo Jovane Guissone, medalhista na espada em duas edições de Jogos Paralímpicos. Anteriormente, foi ouro em Londres 2012 e prata em Tóquio 2020. Além disso, o atleta da ADFP-PR vem de uma boa participação na Copa do Mundo de Cardiff, no País de Gales, disputada em janeiro. Na ocasião, ficou a uma vitória do pódio na espada B ao cair no quadro de 8 da competição, terminando em sexto lugar.
Além de Jovane, algumas das outras muitas atrações nas pistas do CPB são Vanderson Chaves, Kevin e Fabio Damasceno (ambos do GNU-RS), Lenilson de Oliveira (Paulistano-SP), Izaías Monteiro da Silva (ADF-PR) Carminha Oliveira (ADF-PR), Mônica Santos (GNU-RS), Rayssa Veras (Paulistano-SP) e Fabiana Soares (EC Magnolia-RJ).
Competições
A Copa Brasil inicia nesta terça com as competições individuais de espada feminino A e B; sabre feminino A e B; florete masculino A e B; e sabre masculino B. Na quarta-feira (20) é a vez do florete feminino A e B; espada masculino A e B; e sabre masculino A.
Na quinta-feira (21), dia de encerramento do evento paralímpico, ocorrerá a disputa do Campeonato Brasileiro de Paraesgrima da CBE. As competições serão disputadas por equipes no florete masculino e na espada feminino.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).