8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jane Karla vai disputar o bronze no Fazza Championship

Brasileira venceu três combates e caiu na flecha desempate na semifinal do torneio de tiro com arco paralímpico em Dubai

Jane Karla durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020; ela luta por medalha no Fazza Championship de tiro com arco paralímpico
(Foto: Matsui Mikihito/CPB)

A brasileira Jane Karla Gogel vai brigar pela medalha de bronze no Fazza Championship de tiro com arco paralímpico, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ela venceu três combates no composto open feminino nesta terça-feira (05) e perdeu na flecha desempate da semifinal, indo para a disputa de terceiro lugar. A arqueira voltará a competir na quinta-feira (07).

Jane Karla foi a terceira melhor atleta da fase de ranqueamento e, por isso, entrou de forma direta na fase de 16 avos. Ela estreou no mata-mata vencendo a colombiana Yasneide Peñaranda por 146 a 138. Em seguida, passou pela indonésia Teodora Ferelly por 10 a 9 na flecha desempate, depois de um combate que terminou empatado em 136 a 136.

Pelas quartas de final, Jane derrotou a iraquiana Sarah Al-Hameed por 140 a 136. Já naa semifinal, ela encarou a turca Oznur Cure e fez um duelo muito equilibrado, que terminou empatado em 142 a 142. Na flecha desempate, as duas atletas acertaram o 9, mas a turca levou a melhor por estar mais próxima do 10 e conquistou a vitória.

Com o resultado, Jane Karla vai disputar a medalha de bronze no Fazza Championship, a primeira competição internacional da temporada. Ela enfrentará a britânica Phoebe Pine na quinta-feira (07), às 05h35 (horário de Brasília) por um lugar no pódio. A final será entre a francesa Julie Chupin e a turca Oznu Cure.

O Brasil contou com outros seis atletas nas chaves individuais da competição de tiro com arco paralímpico. Reinaldo Vagner Ferreira, Diogo de Souza, Andrey Castro chegaram até a fase de 16 avos no composto open masculino, assim como Helena Moraes no composto open feminino. Por fim, Eugênio Franco e Helcio Perilo caíram nas oitavas do W1 masculino.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia