A seleção brasileira de halterofilismo paralímpico será representada por 13 atletas e embarcará no próximo domingo (25) para a etapa de Dubai da Copa do Mundo da modalidade, nos Emirados Árabes Unidos. A competição ocorrerá entre os dias 29 de fevereiro e 6 de março e é obrigatória para os halterofilistas que buscam se qualificar para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
Entre os convocados, está a paulista Mariana D’Andrea, campeã paralímpica nos Jogos de Tóquio-2020 e medalhista de ouro no Mundial do ano passado. Inclusive, a atleta voltará ao mesmo local onde obteve essa conquista, no último mês de agosto. Ela se tornou a primeira brasileira campeã entre adultos em um Mundial da modalidade. Além disso, Mariana quebrou o recorde da categoria até 79 kg, alcançando um levantamento de 151 kg.
- Brasileiras têm vitórias apertadas na Liga Europeia de handebol
- Christopher Holm e Valentino Caputi competem no Universíade
- Hugo Calderano e Bruna Takahashi formam parceria em Singapura
- Carol Meligeni derrota Ortenzi e é campeã do ITF em Buenos Aires
- Brasil amassa Estados Unidos no Desafio Mano a Mano
As outras três atletas que subiram ao pódio no Mundial do ano passado também estarão presentes: Lara Lima, Maria de Fátima e Tayana Medeiros, medalhistas de prata na disputa por equipes feminina. Lara também foi a campeã na categoria júnior até 41 kg e bronze na disputa entre adultos para atletas com a mesma faixa de peso. Confira a lista completa de convocados através deste link.
Critérios de convocação
A equipe do Brasil é composta por atletas que disputaram as demais competições obrigatórias para qualificação aos Jogos de Paris. A WPPO (Organização Mundial de Halterofilismo Paralímpico, na sigla em inglês) foi quem definiu os critérios. Os torneios são: Mundiais de 2021 e 2023, Open das Américas de 2022 e Open da Europa do mesmo ano. Além disso, os convocados necessitavam atingir o Índice A definido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em competições nacionais ou internacionais, incluindo etapas do Meeting Paralímpico, Campeonato Brasileiro, Circuito de halterofilismo, Jogos Parapan-Americanos de Santiago e o Mundial de Dubai.
Por fim, esta será a penúltima competição internacional da seleção brasileira antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Dessa forma, em junho, ainda haverá uma etapa da Copa do Mundo em Manchester, na Inglaterra, dos dias 19 a 26.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro