A seleção brasileira de judô paralímpico vai disputar neste sábado (17) e domingo (18) sua primeira competição da temporada de 2024: o Grand Prix da Alemanha, realizado na cidade de Heidelberg. As lutas preliminares começam às 6h e o bloco das finais às 11h (ambos horários de Brasília-DF).
O GP de Heidelberg, para o qual o Brasil enviou 16 judocas, é o primeiro dos três eventos do circuito internacional previstos para acontecer antes dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Os demais serão em Antalya, na Turquia, em abril, e Tbilisi, na Geórgia, em maio. Além disso, todos contam pontos para o ranking mundial, principal critério de distribuição de vagas da modalidade para o evento multiesportivo na França. Atualmente, a equipe brasileira teria representantes em 12 das 16 categorias das Paralimpíadas. Haverá transmissão ao vivo do Grand Prix pelo canal no YouTube da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, em inglês).
- Minas inicia bem, vê reação do Praia, mas vence no tie-break
- Crescenzi marca 23 pontos e amplia série invicta do Paulistano
- Grêmio bate Athletico e se aproxima de final da Ladies Cup
- Com Léo Lukas MVP, Guarulhos supera time goiano na Superliga
- Sifontes anota 37 pontos e Botafogo vence na prorrogação
O atual ciclo paralímpico começou a contar pontos a partir do Campeonato Europeu de 2022 e serão válidas competições até junho de 2024. Todos os campeonatos do último ano do ciclo paralímpico, ou seja, entre junho de 2023 e junho de 2024, valem o dobro de pontos. Por fim, os atletas podem escolher, dentre todas as etapas de Grand Prix que disputarem, somente seus cinco melhores resultados (caso disputem mais do que cinco).
Após participar do torneio na Alemanha, parte da delegação estará reunida novamente entre os dias 3 e 14 de março, em São Paulo. Eles farão parte da segunda fase de treinamentos da temporada, quando a atenção estará voltada ao Grand Prix da Turquia, no mês seguinte. A comissão técnica convocou 18 atletas para se concentrar no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro