A velocista paulista Verônica Hipólito conquistou a primeira medalha para o Brasil no Grand Prix de Dubai de atletismo paralímpico nesta terça-feira (13). Ela levou o bronze na prova de 200m rasos, na classe T36 (paralisados cerebrais). O evento é o primeiro campeonato paralímpico internacional da temporada de 2024 com representantes do país.
Verônica completou a prova dos 200m no tempo de 32s19 e ficou atrás somente da alemã Nicole Nicoleitzik, segunda colocada com a marca de 31s94, e da holandesa Cheyenne Bouthoom, que levou a medalha de ouro com 30s96. Ao todo, a competição conta com 537 atletas de 71 países e tinha como data inicial a última segunda-feira (12). Porém, devido às fortes chuvas nos Emirados Árabes, as provas tiveram que ser adiadas. Além disso, o Grand Prix se encerra na próxima quinta-feira (15).
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
- Francisco Porath comemora 2024 e pensa no novo ciclo
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
- Feitos de Gustavo Bala Loka são os destaques do BMX Freestyle em 2024
- Perda da hegemonia na Paralimpíada marca ano do futebol de cegos
Ainda no primeiro dia do evento, o acreano Edson Cavalcante foi outro brasileiro a estrear na competição. Na prova dos 400m pela classe T37 (também para paralisados cerebrais), ele terminou na sexta colocação, com o tempo de 59s13. O vencedor da disputa foi o ucraniano Yaroslav Okapinskyi, que completou na marca de 54s09.
O Brasil possui, no total, cinco atletas brasileiros no Grand Prix de Dubai. Dentre os convocados para a competição, está também presente o paulista André Rocha, bronze no lançamento de disco da classe F53 (cadeirantes) no Mundial de Paris, do ano passado.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro