Três atletas brasileiras estarão presentes, a partida desta quinta-feira (1), na disputa da etapa de Aberdeen do World Series de natação, competição que ocorre até o próximo domingo (4), na Escócia. O país será representado pela gaúcha Susana Schnarndorf, pela fluminense Mariana Gesteira e pela mineira Laila Suzigan.
Susana é a mais experiente e já participou dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016 e Tóquio-2020, além dos Parapans de Guadalajara-2011, Lima-2019 e Santiago-2023, quando conquistou o bronze nos 100m peito. Ela também foi uma vez prata e levou três bronzes no Mundial de Manchester, na Inglaterra, disputado no ano passado.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Já Mariana, é dona de seis medalhas no Parapan de Santiago, sendo cinco de ouro e uma de prata. Além disso, a fluminense também foi bronze nos 100m livre nas Olimpíadas de Tóquio e conquistou cinco medalhas no Mundial de Manchester. Por fim, Laila subiu ao pódio sete vezes nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, incluindo quatro medalhas de ouro. Ela também teve ótimos resultados nos últimos dois Mundiais.
Em 2023, a seleção brasileira de natação paralímpica se sagrou campeã do World Series. Assim, a equipe nacional terminou o ano com 16.085 pontos, contra 15.691 da Grã-Bretanha e 15.576 da Itália.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro