O brasileiro Cristian Ribera conquistou a medalha de ouro na prova de sprint 1km da Copa do Mundo de esqui cross-country paralímpico, em Toblach, na Itália, neste sábado (27). Ele marcou 2min52s51 para ficar com o título na categoria sitting. Outros seis brasileiros participaram da competição.
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
- Feitos de Gustavo Bala Loka são os destaques do BMX Freestyle em 2024
- Perda da hegemonia na Paralimpíada marca ano do futebol de cegos
- Pedido de despejo pode tirar Bauru Basket do Panela de Pressão
- Kamilla Cardoso joga bem, mas Shanghai perde na WCBA
“Me senti muito bem desde a classificatória, gostei muito do meu tempo. Na semifinal consegui controlar bem a prova e na final, força total pra conseguir esse ouro tão esperado, treinei muito e estou muito feliz com o resultado”, disse Cristian Ribera, que tem 21 anos de idade.
Cristian foi o líder da qualificatória e também venceu sua bateria semifinal em Toblach. Já na final, marcou 2min52s51 no trajeto de 1km para levar a medalha de ouro. O italiano Romele Giuseppe levou a prata com 2min45s72, enquanto o ucraniano Bal Pavlo foi bronze com 2min54s72.
Natural de Cerejeiras, em Rondônia, Cristian Ribera nasceu com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades. Em busca de tratamento, mudou-se para São Paulo ainda na infância. Ele já disputou os Jogos Paralímpicos de Inverno em PyeongChang-2018 e em Pequim-2022.
Cristian tem duas medalhas mundiais na prova de sprint, uma prata e um bronze, obtidos nos dois últimos anos. Além do esqui cross-country, Cristian também compete no atletismo. Ele, aliás, participou dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, onde conquistou quatro medalhas na classe T54.
Outros brasileiros
Ainda na prova de sprint sitting, Guilherme Rocha ficou na nona colocação. Robelson Lula foi o 14º, enquanto Wesley dos Santos ficou em 15º lugar. Kauê Morais, estreante em Copas do Mundo de esqui cross-country paralímpico, terminou na 32ª colocação.
Além disso, Elena Souza foi a nona colocada no sitting feminino, e Wellington Silva foi o 12º no standing masculino. Ainda na Copa do Mundo de Toblach, os atletas do Brasil irão competir no domingo (28), nas provas distance 10km estilo livre.