Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

No parabadminton, Brasil começa bem Internacional do Egito

Após dois dias de competição, atletas brasileiros conquistaram 13 vitórias na fase de grupos do torneio

Brasileiro Marcelo Conceição, jogador de parabadminton, em ação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 (Saulo Cruz/CPB)
(Saulo Cruz/CPB)

Nesta terça-feira (23), foi dado o início ao Internacional do Egito de parabadminton, realizado na cidade de Cairo. Depois de dois dias de disputa, os atletas brasileiros conquistaram 13 vitórias em classes diferentes, em confrontos válidos pela fase de grupos do torneio.

Na chave individual masculina, João Pedro Albuquerque (SL4) iniciou com dois triunfos na chave D. Primeiramente, ele derrotou Hassan Mubiru, de Uganda, por 2 a 1. Logo depois, o brasileiro venceu o indiano Subhrajeet Maharana pelo mesmo placar. Já nesta quarta-feira (24), João perdeu o duelo para o nigeriano Chigozie Jeremiah por 2 a 0. Agora, ele irá encarar Surya Kant Yadav, da Índia, nas quartas de final.

Na disputa da classe WH1, Marcelo Conceição estreou vencendo o indiano Poorna Rao por 2 a 0. Na próxima rodada, o brasileiro jogará contra o italiano Vincenco Contemi nesta terça-feira (25), às 6h30, no horário de Brasília-DF. Assim, em caso de vitória, Marcelo garantirá uma vaga no mata-mata.

Disputa feminina

Do mesmo modo, na chave feminina do Internacional do Egito de parabadminton, Auricelia Evangelista, da categoria WH1, triunfou nos dois confrontos que disputou na competição. Ela derrotou a indiana Pallavi Kuluvehalli e a finlandesa Heidi Manninen pelos placares de 2 a 1 e 2 a 0, respectivamente. Por fim, a brasileira confirmará a liderança do grupo B contra a egípcia Shaimaa Omar.

Na classe WH2, Maria Gilda Antunes possui uma vitória e uma derrota. Dessa forma, a atleta buscará sua vaga nas quartas de final na última rodada, diante de Hager Lotfy Elsayed, do Egito. Já no SL3, Adriane Spinetti venceu seu primeiro jogo e irá encarar Rose Nansereko, de Uganda, por um lugar no mata-mata.

Por fim, para finalizar a participação brasileira, o Brasil levou seis vitórias nas chaves de duplas, somando masculino, feminino e a disputa mista. Confira os resultados das partidas envolvendo atletas brasileiros:

SL3-SL4 – Duplas masculinas

João Pedro Albuquerque/Rakesh Kumar (IND) 2×0 Mantu Kumar/Manjunath Govind (IND)
João Pedro Albuquerque/Rakesh Kumar (IND) 2×0 Radek Duty (RTC)/Rudolf Klein (ESQ)

WH1-WH2 – Duplas femininas

Auricelia Evangelista/Maria Gilda Antunes 2×0 Gift Ijeoma (NIG)/Sarah Nazziwa (UGA)
Auricelia Evangelista/Maria Gilda Antunes 2×0 Mona Bekhit (EGI)/Shaimaa Omar (EGI)

SL3-SU5 – Duplas mistas

Adriane Spinetti/Rahul Vimal (IND) 0x2 Jagadesh Dilli (IND)/Rosa Efomo (ITA)
João Pedro Albuquerque/Josiane Lecomte (FRA) 0x2 Dinesh Rajaiah/Sarumathi Sarumathi (IND)

WH1-WH2 – Duplas mistas

Marcelo Conceição/Mischa Ginns (AUS) 2×0 Poorna Rao/Alphia James (IND)
Marcelo Conceição/Mischa Ginns (AUS) 2×0 Heidi Manninen (FIN)/Girishkumar Jayanthilal (IND)

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia