Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Esgrima em cadeira de rodas em 8º na Copa do Mundo de Cardiff

Tanto florete masculino quanto espada feminina caíram para favoritos nas quartas

Rayssa Veras esgrima espada feminina com Carminha Oliveira Mônica Santos esgrima em cadeira de rodas copa do mundo cardiff
(Foto: British Fencing)

O domingo (14) foi o dia de disputa das categorias por equipes da Copa do Mundo de Cardiff da esgrima em cadeira de rodas. Tanto na espada feminina quanto florete masculino, o Brasil ficou em oitavo lugar. O destaque ficou para o confronto muito acirrado da espada feminina contra a Polônia nas quartas.

ESPADA FEMININA QUASE SURPREENDE

Carminha Oliveira, Mônica Santos e Rayssa Veras formaram o time de espada feminino na Copa do Mundo de Cardiff. Pela primeira rodada, o Brasil, 9º do ranking, venceu a Itália, 8º, por 45 a 38. Porém, em seguida pegaram os principais favoritos, Polônia, e caiu nas quartas por 45 a 40. Em seguida, caíram para Hong Kong e Coreia do Sul para terminar na oitava posição.

O confronto de estreia foi mais acirrado do que o placar indica. O confronto estava próximo até que Carminha Oliveira fez 7 a 2 no penúltimo confronto para abrir em 40 a 33 e Rayssa Veras conseguiu levar o Brasil de forma segura até o 45º ponto, com destaque para Rayssa Veras que fez 15 pontos e levou apenas 8. 

As polonesas Kinga Drozdz e Marta Fidrych garantiram a vitória polonesa, ainda que Carminha Oliveira venceu Karolina Strawinska por 12 a 4 e Rayssa Veras fez 10 a 3 na mesma rival. O Brasil estava vencendo por 35 a 34, mas Kinga Drozdz e Marta Fidrych conseguiram a virada para a Polônia.

No torneio de consolação pelo quinto lugar, o Brasil caiu para Hong Kong por 45 a 33 e depois para a Coreia do Sul por 45 a 23.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

COM JOVANE GUISSONE, FLORETE TAMBÉM FICA EM 8º

Jovane Guissone, Kevin Damasceno e Lenilson de Oliveira formaram o time de florete masculino no País de Gales. O Brasil, 10º do ranking, estreou nas oitavas contra os Estados Unidos, 9º do ranking.

Jovane Guissone começou perdendo por 5 a 2 para Byron Branch, mas em seguida o time se recuperou e o próprio Jovane venceu seus confrontos seguintes por 5 a 0. Porém, pegaram os primeiros do ranking e caíram para a Itália por 45 a 24 nas quartas de final.

No torneio de consolação o Brasil perdeu para a Polônia por 45 a 10 e em seguida liderou boa parte do confronto, mas perdeu para Alemanha por 45 a 41. O confronto foi decidido por uma performance impecável de Julius Haupt, que 28 e levou apenas 6 toques.

DIA DE CHINA

A China fez a festa na Copa do Mundo de Cardiff. Das três categorias por equipes no torneio de esgrima em cadeira de rodas, o país venceu dois ouros e ainda joga uma final na tarde deste domingo.

No florete masculino, a China surpreendeu a Itália nas semifinais. O país asiático venceu o Reino Unido na final por 45 a 38. Enquanto isso, na espada feminina, a China venceu Polônia por 45 a 33 na final. Ainda na tarde deste domingo, a China enfrenta Ucrânia ou França na final do sabre misto em cadeira de rodas, categoria sem participação do Brasil.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paralimpíada Todo Dia