8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Futebol de cegos fixa base na Paraíba visando ouro em Paris

Seleção de Futebol de Cegos vai se mudar temporariamente para João Pessoa, onde treinará até as Paralimpíadas

Jonatan finaliza contra o gol defendido por Luan durante treinamento, diante da marcação de Tiago Paraná, que está logo à sua frente. Foto Renan Cacioli CBDV
Jonatan finaliza contra o gol defendido por Luan durante treinamento, diante da marcação de Tiago Paraná, que está logo à sua frente. Foto Renan Cacioli CBDV

A Seleção Brasileira de futebol de cegos vai adotar João Pessoa, na Paraíba, como residência durante os próximos sete meses. A cidade vai servir como base para preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Do grupo de 15 atletas convocados para a equipe, parte já reside na capital paraibana, assim como a maioria da comissão técnica.

O objetivo principal é tornar os treinamentos com bola rotina de todos os atletas, o que não acontece normalmente. A maioria das equipes de futebol de cegos se reúne eventualmente para suas atividades. Por isso, o time brasileiro vai treinar de segunda a sábado, sempre em dois períodos. O local será o Instituto de Cegos da Paraíba, um dos Centros de Referência do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Confira a lista de convocados aqui.

“Esta Seleção permanente será apenas até agosto. Depois da Paralimpíada, cada atleta volta para casa e as fases de treinamento acontecerão como sempre, no CT Paralímpico, em São Paulo. O objetivo principal é ter mais contato com bola. A maioria dos times no Brasil não faz isso. Estamos vendo que outros países estão evoluindo, encostando na gente, e alguns já fazem esse trabalho diário juntos”, explicou o técnico Fábio Vasconcelos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Treinaremos sempre em dois períodos, um para a parte física e o outro, treinamento de jogo. A Seleção chegará muito bem a Paris. Não é certeza de que vai ganhar, mas com certeza estará preparada”, analisa o treinador. Nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, o Brasil vai em busca de seu sexto título. Além disso, vale destacar que a equipe brasileira é a única vencedora desde quando o futebol de cegos foi inserido, em 2004.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia