A Seleção Brasileira de futebol de cegos vai adotar João Pessoa, na Paraíba, como residência durante os próximos sete meses. A cidade vai servir como base para preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Do grupo de 15 atletas convocados para a equipe, parte já reside na capital paraibana, assim como a maioria da comissão técnica.
O objetivo principal é tornar os treinamentos com bola rotina de todos os atletas, o que não acontece normalmente. A maioria das equipes de futebol de cegos se reúne eventualmente para suas atividades. Por isso, o time brasileiro vai treinar de segunda a sábado, sempre em dois períodos. O local será o Instituto de Cegos da Paraíba, um dos Centros de Referência do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Confira a lista de convocados aqui.
“Esta Seleção permanente será apenas até agosto. Depois da Paralimpíada, cada atleta volta para casa e as fases de treinamento acontecerão como sempre, no CT Paralímpico, em São Paulo. O objetivo principal é ter mais contato com bola. A maioria dos times no Brasil não faz isso. Estamos vendo que outros países estão evoluindo, encostando na gente, e alguns já fazem esse trabalho diário juntos”, explicou o técnico Fábio Vasconcelos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
“Treinaremos sempre em dois períodos, um para a parte física e o outro, treinamento de jogo. A Seleção chegará muito bem a Paris. Não é certeza de que vai ganhar, mas com certeza estará preparada”, analisa o treinador. Nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, o Brasil vai em busca de seu sexto título. Além disso, vale destacar que a equipe brasileira é a única vencedora desde quando o futebol de cegos foi inserido, em 2004.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)