O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da diretoria de Esportes de Alto Rendimento, divulgou o calendário de competições nacionais de 2024 das quatro modalidades em que atua como confederação: atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo. Além disso, o calendário também contempla os eventos organizados pela diretoria de Desenvolvimento Esportivo, como as Paralimpíadas Escolares e o Festival Paralímpico Loterias Caixa.
O destaque internacional do ano será a realização dos Jogos Paralímpicos de Paris, que ocorrem entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Além do megaevento na capital francesa, o calendário reserva para 2024 o Mundial de atletismo em Kobe, no Japão, de 17 a 25 de maio. No ano passado, o Brasil fez sua melhor campanha da história, com 47 medalhas no total, sendo duas a mais do que a delegação chinesa. Ao todo, foram 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.
- Basquete: do “milagre de Riga” à queda para o Dream Team
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
Competições nacionais
No calendário nacional, o primeiro semestre tem como um de seus destaques a realização do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento que, com novo formato, irá percorrer todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, começando por Porto Alegre-RS e Rio Branco-AC, no dia 24 de fevereiro. O torneio contará tanto com competições de alto rendimento como também provas para estudantes e ex-agentes das forças de segurança. Confira o calendário completo do CPB através deste link.
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe no primeiro semestre a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo e de halterofilismo, ambos em março. Logo depois, no mês seguinte, será a vez do Open Internacional de atletismo. A seguir, a natação terá duas disputas que também servirão como seletiva para os Jogos de Paris. Serão essas: o Open Internacional e a Primeira fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, ambas em maio. Por fim, o tiro esportivo estreia no segundo semestre, com a realização do Circuito Loterias Caixa em julho, no Rio de Janeiro.
Dessa forma, o segundo semestre contará com duas edições do Festival Paralímpico Loterias Caixa, que tem como objetivo apresentar de forma lúdica o esporte paralímpico para crianças com e sem deficiência. O evento, que ocorre simultaneamente em todas as regiões do país, será realizado nos dias 21 de setembro e 3 de dezembro. Também no final do ano haverá a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, no CT, de 24 a 30 de novembro.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro