O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os cinco concorrentes para o Atleta da Galera de 2023. Os postulantes são Alessandro Rodrigo (atletismo), Brenda Freitas (judô), Mariana D’Andrea (halterofilismo), Ricardo Mendonça (atletismo) e Samuel Oliveira (natação). A votação é aberta ao público e o vencedor será anunciado em 14 de dezembro, durante o Prêmio Paralímpicos.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
O Atleta da Galera destina-se para os esportistas que tiveram uma grande interação com a torcida durante o ano. Por isso, ela é a única categoria do Prêmio Paralímpicos aberta para votação popular. A votação ocorre neste link. Os cinco atletas concorrentes indicados após uma eleição feita entre os colaboradores do CPB, o Conselho de Atletas do Comitê, jornalistas e patrocinadores.
Todos os cinco atletas escolhidos medalharam no Mundial de suas respectivas modalidades e também nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Alessandro Rodrigo, Mariana D’Andrea, Ricardo Mendonça e Samuel Oliveira, aliás, conquistaram ouros nas duas competições. A exceção é Brenda Freitas, que foi bronze nos Jogos Mundiais da IBSA e levou o ouro no Parapan.
Além do Atleta da Galera, haverá o anúncio de outras dez categorias do Prêmio Paralímpicos no dia 14: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação e, por fim, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino. O evento ocorrerá em São Paulo.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)