8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros não vão longe na Copa do Mundo da Tailândia

Jovane Guissone foi o melhor brasileiro do dia, parando nas oitavas de final do florete B

Jovane Guissone durante disputa da Copa do Mundo da Tailândia de esgrima em cadeira de rodas
(Foto:

Sete brasileiros entraram em ação no primeiro dia de disputas da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas em Nakhon Ratchasima, na Tailândia, na madrugada desta terça-feira (5). Nenhum deles, no entanto, chegou na disputa por medalhas. O melhor resultado foi o de Jovane Guissone, que caiu nas oitavas de final do florete B e terminou em nono lugar.

Principal nome da esgrima em cadeira de rodas brasileira, Jovane Guissone é o quarto colocado do ranking mundial no florete B e, por isso, entrou de forma direta no mata-mata. Por lá, ficou de bye na primeira rodada e estreou no quadro de 16, contra o tailandês Visit Kingmanaw. O atleta da casa foi superior e venceu por 15 a 11, eliminando assim o brasileiro.

Outro representante do nosso país em ação no florete B foi Vanderson Luis Chaves. Diferente do compatriota, ele começou nas poules, onde teve uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas. Dessa forma, garantiu vaga no mata-mata, onde encarou o polonês Patryck Banach no quadro de 32 e foi superado em 15 a 3. Jovane terminou em nono, enquanto Vanderson foi o 18º.

Outras disputas

Já no florete A, tanto Lenilson de Oliveira quanto Kevin Damasceno tiveram duas vitórias nas poules e avançaram à fase de combates com colocações baixas no ranqueamento. Kevin encarou o britânico Joshua Waddel, enquanto Lenilson teve o tailandês Yuenyong Khanthithao pela frente no quadro de 32. Os dois perderam por 15 a 6 e se despediram do torneio.

Entre as mulheres, Carminha Oliveira e Rayssa Veras competiram no sabre A. Carminha venceu três jogos nas poules e caiu no quadro de 32 para a italiana Ionela Mogos, por 15 a 6. Já Rayssa teve dois triunfos na fase inicial e caiu diante da georgiana Gvantsa Zadishvili, também por 15 a 6, no mata-mata. Por fim, no sabre B, Monica Santos perdeu no quadro de 32 para a francesa Cecile Demaude, por 15 a 9.

A etapa da Tailândia da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas segue em disputa até a próxima quinta-feira (7). Na madrugada desta quarta-feira (6), haverá as disputas da espada A feminina, com Carminha Oliveira e Rayssa Veras; espada B feminina, com Monica Santos; sabre A masculino, com Lenilson de Oliveira e Kevin Damasceno; e sabre B masculino, com Jovane Guissone e Vanderson Chaves.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia