Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil vence a primeira no rúgbi em cadeira de rodas

Depois de perder para a Colômbia e para o Canadá, o Brasil ganhou da Argentina no rúgbi em CR do Parapan

Brasil no rúgbi em cadeira de rodas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Douglas Magno/CPB)

O Brasil conquistou sua primeira vitória no rúgbi em cadeira de rodas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. A equipe fez dois jogos neste domingo (19), tendo perdido para o Canadá por 62 a 41 e vencido a Argentina por 58 a 37. Faltando dois jogos para o fim da primeira fase, a seleção está na briga por um lugar na semifinal.

Vindo de uma derrota para a Colômbia na véspera, o Brasil fez uma rodada dupla neste domingo. Primeiro, pela tarde, a equipe perdeu para o Canadá por 62 a 41, em uma partida dominada de ponta a ponta pelos adversários. Gabriel Lima e Rafael Hoffmann fizeram dez tries cada pelo Brasil, enquanto Rio Kovac foi o destaque canadense, com 15 pontos.

Horas mais tarde, a seleção brasileira de rúgbi em cadeira de rodas voltou à quadra para enfrentar a Argentina, que também vinha de duas derrotas na competição. Desta vez, a equipe verde-amarela é que mfoi arrasadora e fez uma partida controlada para ganhar por 58 a 37. Gabriel Lima voltou a aser destaque, com 17 pontos anotados, enquanto Julio Cezar Braz marcou 15.

Formato da competição

O torneio de rúgbi em cadeira de rodas no Parapan de Santiago-2023 conta com a participação de seis equipes, que disputam um grupo único. Após jogarem entre si em turno único, as quatro melhores colocadas vão às semifinais. Com a vitória, o Brasil chegou aos dois pontos e subiu para a quarta colocação, entrando na zona de classificação para o mata-mata.

O próximo compromisso do Brasil será contra os Estados Unidos, nesta segunda-feira (20), às 13h (horário de Brasília). A equipe ianque venceu os três jogos que fez na competição até aqui, estando na liderança do grupo. Por fim, o Brasil jogará contra o Chile na terça-feira (21), às 17h. Vale destacar que o Parapan serve como classificatório para Paris-2024. Assim, o campeão garantirá vaga na Paralimpíada.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia