O brasileiro José Carlos Chagas de Oliveira começou muito bem sua trajetória na bocha dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. O medalhista paralímpico venceu as duas partidas que fez neste domingo (19) e garantiu classificação antecipada para a semifinal do torneio da classe BC1. Outros oito brasileiros entraram em ação no dia e conquistaram mais sete vitórias.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, José Carlos Chagas bateu o venezuelano José Gregório Pagua, por 9 a 0, e o chileno German Nahuel, por 8 a 1, em seus dois primeiros jogos pelo grupo A da classe BC1. Os dois primeiros da chave avançam às semifinais. Como o bermudense Omar Hayward também venceu seus dois confrontos do dia, o brasileiro se classificou para o mata-mata.
José enfrentará Hayward na última rodada da fase de grupos nesta segunda-feira (20), às 09h30 (horário de Brasília), valendo o primeiro lugar da chave. Com a vaga na semifinal, o brasileiro se aproxima de sua quarta medalha em Jogos Parapan-Americanos, depois de ter sido bronze em Guadalajara-2011, ouro em Toronto-2015 e prata em Lima-2019. Em Santiago-2023, a semi será terça-feira, enquanto a final ocorrerá na terça-feira.
Perto da semifinal
Entre os brasileiros que entraram em ação no dia, quem também venceu dois confrontos foi Mateus Carvalho, na classe BC3. Ele ganhou do canadense Ryan Rondeau por 9 a 0 e do argentino Rodrigo Romero no desempate, após placar de 4 a 4. O mineiro é o líder do grupo A e enfrentará o mexiano Raul Rosas nesta segunda-feira, podendo se classificar para a semifinal até mesmo com uma derrota.
Ainda no masculino, na classe BC2, Iuri Tauan passou pelo chileno Javier Bastias por 4 a 3, enquanto Maciel Santos ganhou do salvadorenho Mario Sayes por 16 a 0. Os dois já têm um lugar no mata-mata assegurado, mas podem ir à semifinal de forma antecipada em caso de vitória na última rodada da fase de grupos.
Pela classe BC4, André Costa perdeu para o canadense Marco Dispaltro por 3 a 2. Ele ainda tem dois jogos por fazer e tem chances de avançar para as quartas de final. Eliseu dos Santos também compete nesta classe em Santiago-2023, mas ainda não estreou. Ele fará duas partidas na segunda-feira e, caso vença ambas, poderá chegar na semi.
Entre as disputas femininas, duas brasileiras ganharam na classe BC3 da bocha. Evelyn de Oliveira passou pela peruana Maria Cecilia Pancca por 8 a 1, enquanto Evani Calado bateu a guatemalteca Eimy Losley por 12 a 0. As duas aparecem em primeiro lugar em suas chaves e farão mais dois jogos na primeira fase. Ainda neste domingo, Andreza Oliveira (BC1) ganhou da equatoriana Dayana Quiroz por 13 a 1. Já Josiane da Silva (BC4) perdeu para a peruana Jenny Quispe por 6 a 2.