Daqui a uma semana, no dia 17 de novembro, começará os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, maior evento do esporte paralímpico das Américas. O Brasil contará com uma delegação de 324 atletas no evento, que acontecerá até o dia 26 do mesmo mês. Os esportistas serão divididos em grupos para viajar até a capital chilena, sendo que os primeiros deles embarcarão já no próximo domingo (12).
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
Os 324 atletas convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) representam 17 modalidades. O Brasil estará presente no atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC, futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e tiro esportivo.
Os embarques serão feitos por modalidades até o próximo dia 18, com exceção do dia 16. Neste domingo (18), vão viajar as seleções de basquete em cadeira de rodas, natação e tênis de mesa. Assim, o Brasil serão 88 atletas que pousarão no Chile no primeiro grupo. No dia 13, será a vez do futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas e tiro esportivo viajarem.
Raio-X
Ao todo, são 190 homens e 134 mulheres oriundos de 23 estados e o Distrito Federal. Apenas Mato Grosso, Tocantins e Alagoas não terão representantes na delegação brasileira do Parapan. A maioria é paulista: 85 participantes. O Brasil ainda tem 34 fluminenses, 25 mineiros, 25 paranaenses, 16 pernambucanos, 16 brasilienses, 13 catarinenses, 12 paraenses e 12 potiguares.
O Parapan será uma das grandes oportunidades para os atletas obterem classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Isto porque oito modalidades distribuirão vagas diretas para a Paralimpíada do próximo ano: basquete em cadeira de rodas, bocha, goalball feminino, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e tiro esportivo.
Do total de atletas brasileiros em Santiago-2023, 79 deles conquistaram medalhas em Mundiais disputados neste ano, o que representa 24% da delegação. A modalidade com mais medalhistas é o atletismo, em que 33 dos 60 convocados para o Parapan subiram ao pódio no Mundial de Paris, na França, no mês de julho. Em seguida, está a natação, com 21 medalhistas no Mundial de Manchester.
Além disso, dentre os convocados para Santiago, 51 têm até 23 anos de idade. Ou seja, 15% da delegação. A natação é, aliás, uma das modalidades com mais atletas sub-23, dez, a mesma quantidade do badminton. Nesta, está a caçula da delegação: a paranaense Kauana Beckenkamp, de 14 anos. Dos 17 esportes presentes no programa do Parapan, 14 terão brasileiros com até 23 anos de idade.