As Seleções Brasileiras de futebol de cegos, goalball e judô se concentraram no Centro de Treinamento Paralímpico na última semana. No período, as equipes nacionais das modalidades realizaram a fase final de treinamentos antes do embarque para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. O evento acontece entre os próximos dias 17 e 26 de novembro.
A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), responsável pelas três modalidades, vai levar 37 atletas e 21 integrantes do estafe técnico no Parapan. As delegações do futebol e goalball embarcam rumo ao Chile no mesmo voo, no dia 13 de novembro. Enquanto isso, a equipe do judô viaja no dia seguinte, às 16h45.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
“Tivemos uma semana decisiva aqui no Centro de Treinamento Paralímpico, fazendo os últimos ajustes. É o nosso sonho estar no lugar mais alto do pódio na principal competição do ano”, afirmou o judoca Thiego Marques. Ele tem deficiência visual por conta do albinismo. Entre as suas principais conquistas está o bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Atualmente, Thiego luta na classe J2 (baixa visão) na categoria até 60 kg.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Em 2007, os Jogos Parapan-Americanos passaram a ser realizados na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos, assim como ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Desde essa edição do Rio de Janeiro, os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro