8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cecília Araújo e seleção do parapan competem no CT Paralímpico

Circuito nacional reunirá 261 atletas no fim de semana, com destaque para Cecília Araújo, Carol Santiago e outros que estarão no Parapan

Na imagem, a nadadora Cecília Araújo durante Mundial de Manchester.
A nadadora Cecília Araújo durante Mundial de Manchester | Foto: Alessandra Cabral/ CPB

A segunda fase do Circuito Nacional de natação reunirá 261 atletas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste fim de semana (21 e 22). Assim, terá nadadores de 14 estados e do Distrito Federal (AL,AM, BA, CE, GO, MG, MS, PE, PR, RJ, RR, RS, SC e SP). O destaque fica por conta de nadadores que estiveram no último mundial na Inglaterra e estarão no Parapan-Americano de Santiago, no Chile daqui um mês. É o caso de nomes como Cecília Araújo, Carol Santiago, Gabriel Araújo, Samuel Oliveira e Douglas Matera.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Este será o primeiro grande evento nacional da natação paralímpica brasileira após o Mundial de Manchester, realizado em julho e agosto deste ano. Na ocasião, o Brasil conquistou 46 pódios (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). Dessa forma, o país ficou com a quarta colocação no quadro de medalhas.

Entre os campeões mundiais na Inglaterra esperados no CT está Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão). A pernambucana trouxe oito medalhas para o Brasil, sendo cinco de ouro, uma de prata e duas de bronze. Além disso, a potiguar Cecília Araújo (S8, comprometimento físico-motor), o carioca Douglas Matera (S12) e o mineiro Gabriel Araújo (S2, comprometimento físico-motor) estarão na competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, Samuel Oliveira da classe S5 (comprometimento físico-motor) será outro atleta para ficar de olho. “Vou usar o Circuito para ver como me sinto na piscina. Vou nadar um programa parecido com o do Parapan, então a competição vai me dar uma ideia de como estou e o que ainda posso mudar neste último mês”, afirmou o atleta que tornou-se bicampeão mundial neste ano.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia