O Meeting Paralímpico de Porto Alegre recebe, neste sábado (14), a campeã mundial e paralímpica Carol Santiago. A nadadora pernambucana compete na capital gaúcha 14 dias após obter duas medalhas de ouro na edição do Meeting do Recife, no último dia 30. Além das disputas na piscina, que serão realizadas no Grêmio Náutico União (GNU), também haverá provas de atletismo na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Carol disse se sentir feliz por competir na piscina do GNU, clube que representa desde o início de sua trajetória no paradesporto. “O clube investe em minha preparação desde o começo, o que me permite ter os resultados que venho conseguindo. É sempre um prazer estar aqui, nadar na piscina da gente”, afirmou a atleta.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Em Porto Alegre, a nadadora competirá na prova dos 50m livre da classe S12, na qual ela obteve um ouro na edição do Recife. Porém, em vez dos 100m costas realizados à ocasião, a pernambucana irá incluir os 100m peito em seu programa de provas na capital gaúcha. “Estou mantendo a prova dos 50m livre em todas as competições até os Jogos Parapan-Americanos de Santiago e incluindo uma segunda prova diferente em cada evento”, explicou.
Carol está no grupo de 38 nadadores que foram convocados nesta terça-feira (10), para representar o Brasil no Parapan, de 17 a 26 de novembro. Até lá, a pernambucana manterá uma rotina forte de competições, incluindo ainda a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação, em 21 e 22 de outubro, e o Meeting Loterias Caixa de São Paulo, de 3 a 5 de novembro, ambas as competições no Centro de Treinamento Paralímpico.
Destaque no atletismo
Além disso, outro inscrito no Meeting que estará no Parapan é o gaúcho Aser Ramos, sétimo colocado na prova do salto em distância da classe F36 (paralisia cerebral) no Mundial de atletismo de Paris, em julho. O atleta representa o clube RS Paradesporto.
“Meu objetivo será ficar em primeiro lugar no salto em distância e nos 100m. Estou treinando firme desde o Mundial, em dois períodos do dia. Isso está me dando uma vontade de ganhar muito forte”, afirmou.
Além disso, Aser destacou a importância do Meeting para disseminar o Movimento Paralímpico no estado. “Essa competição é uma baita oportunidade para transmitir o Movimento Paralímpico no nosso estado, mostrar para famílias que seus filhos e netos podem estar competindo, podem buscar seus objetivos e metas”, disse.
Por fim, em 2023, o Meeting teve sua primeira edição em julho e já passou por Manaus-AM, Campo Grande-MS, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Fortaleza-CE e Recife-PE. Até o final do ano, 10 capitais brasileiras vão receber o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento ainda vai passar por Curitiba-PR e São Paulo-SP.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro