8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Andreza e Maciel estão na final em Póvoa de Varzim

Andreza Vitória e Maciel Santos vão às finais de etapa portuguesa da Copa do Mundo de bocha e garantem medalhas

Andreza Vitória vibra com título mundial da bocha paralímpica Foto: Dantas Jr./ANDE
Andreza Vitória (Arquivo: Dantas Jr./ANDE)

O Brasil já garantiu duas medalhas na etapa de Póvoa de Varzim, em Portugal, da Copa do Mundo de bocha paralímpica. Nesta quinta-feira (5), Maciel Santos e Andreza Vitória de Oliveira se classificaram para as decisões de suas classes. A conta ainda pode aumentar com Mateus Carvalho, Evani Calado e José Carlos Chagas jogando pelo terceiro lugar. As definições de pódio acontecem nesta sexta-feira (6).

Depois de encerrar a campanha na liderança de seu grupo, Andreza Vitória entrou direto nas semifinais da classe 1 feminina. Precisando apenas vencer um jogo para garantir uma medalha, a pernambucana não desperdiçou a oportunidade. Contra a tailandesa Satanan Phromsiri, venceu por 3 a 2. Na final, encara a invicta Yee Ting Jeralyn Tan, de Singapura, na briga pelo ouro.    

Maciel Santos bocha Copa do Mundo de bocha seleção brasileira Portugal
Maciel Santos (Arquivo: Wander Roberto/CPB)

Na classe 2 masculina, Maciel Santos segue invicto. Depois da liderança do grupo, ele estreou nas quartas de final contra o israelense Nadav Levi e venceu por 4 a 2. Em seguida, derrotou o indonésio Muhammad Herlangga na semifinal pelo mesmo placar. Na decisão, Maciel tem pela frente o tailandês Worawut Saengampa.

Disputa pelo bronze

Além das pratas garantidas com Maciel e Andreza,o  Brasil ainda tem a chance de conquistar três bronzes na etapa portuguesa da Copa do Mundo de bocha paralímpica. Na classe 3 feminina, Evani Calado venceu o duelo brasileiro nas quartas de final contra Evelyn de Oliveira por 6 a 2. Contudo, acabou superada pela francesa Sonia Heckel no detalhe. Com isso, joga pelo terceiro lugar contra a portuguesa Ana Costa.  

Assim como Evani, José Carlos Chagas também vai disputar a medalha de bronze. Pelo mata-mata da classe 1 masculina, ele passou fácil pelo grego Panagiotis Soulanis com 10 a 1 no placar. Em seguida, perdeu de 8 a 2 para o britânico David Smith na semifinal. A medalha pode vir no confronto diante do holandês Daniel Perez, que já enfrentou na fase de grupos e teve um resultado negativo.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Por fim, Mateus Carvalho é o último brasileiro a brigar por medalha nesta sexta-feira. Nas quartas de final da classe 3, ele fez 4 a 1 contra o português José Gonçalves. Logo depois, perdeu um duelo equilibrado para o tcheco Adam Peska. Dessa forma, joga contra o grego Grigorios Polychronidis pelo bronze.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia