8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros avançam em etapa da Copa do Mundo de Bocha

Maciel Santos e Evelyn de Oliveira terminaram a fase de grupos invictos. Andreza Vitória foi líder de seu grupo. Outros também avançaram

Evelyn Oliveira Bocha
Evelyn Oliveira terminou a fase de grupos invicta (Foto Wander RobertoCPB/Arquivo)

Teve fim a fase de grupos da etapa de Póvoa de Varzim da Copa do Mundo de Bocha. Todos os seis brasileiros que jogaram, nesta terça-feira (5), na cidade portuguesa conquistaram vaga na fase eliminatória do torneio. O destaque ficou com Maciel Santos e Evelyn de Oliveira, que terminaram invictos. Andreza Vitória de Oliveira, Mateus Carvalho, José Carlos Chagas, Evani Calado e Evelyn de Oliveira avançaram, mas perderam uma vez.

Evelyn de Oliveira venceu os dois jogos da fase de grupos. Pela chave B da classe 3 feminina, a brasileira ganhou uma partida tranquila contra a turca Havva Alyurt por 8 a 1. Depois, voltou a ter superioridade e fez 9 a 0 na portuguesa Ana Costa. Nas quartas de final, ela vai jogar contra a compatriota Evani Calado. No grupo A, Evani conquistou vitórias contra a alemã Nancy Poser (8 a 0) e a eslovaca Luba Skvarnova (9 a 0). Contudo, perdeu de 3 a 1 para a tailandesa Ladamanee Kla-Han no jogo que valia a liderança.

Apesar de ter perdido uma partida, Andreza Vitória de Oliveira também terminou na liderança do grupo A da classe 1 feminina. Ela fez 5 a 0 na estreia contra a tcheca Simona Blazkova. Em seguida, venceu Angeline Lawas, da Malásia, por 8 a 0. O único revés veio diante da argentina Ailen Flores com o placar de 5 a 3. A brasileira já está garantida na semifinal da Copa do Mundo de bocha em Portugual e aguarda a definição de sua adversária. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Bocha masculina

Maciel Santos competiu no grupo D da classe 2 masculina. No primeiro jogo, o croata Luka Wagner virou presa fácil do brasileiro, que venceu tranquilamente por 14 a 0. Em seguida, mais uma vitória contundente diante do argentino Jonathan Aquino por 11 a 1. Como resultado, ganhou vaga direta nas quartas de final. Ele vai jogar contra o israelense Levi Nadav por um lugar na semifinal.

Na classe 1 masculina, José Carlos Chagas terminou na segunda posição no grupo C. Na estreia, venceu o croata Martin Frkovic por 8 a 0, mas perdeu de 6 a 2 na sequência para o holandês Daniel Perez. Nas quartas, vai enfrentar o grego Panagiotis Soulanis. Na classe 2,  Mateus Carvalho ganhou de 4 a 2 para o argentino Daniel Romero e foi superado pelo Grigorios Polychronidis, também da Grécia, por 7 a 0. Mateus encara o português José Gonçalves por uma lugar entre os quatro primeiros.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia