8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fatura dois ouros nas individuais do Aberto da Finlândia

Além dos dois ouros, o Brasil também subiu ao pódio para receber uma prata e dois bronzes, além de iniciar as disputas por equipes

Na imagem, Paulo Salmin, Danielle Rauen, Paulo Henrique Fonseca, Lucas Arabian e Joyce Oliveira são os que conquistaram medalhas no Aberto da Finlândia para o Brasil.
Na imagem, Paulo Salmin, Danielle Rauen, Paulo Henrique Fonseca, Lucas Arabian e Joyce Oliveira são os que conquistaram medalhas no Aberto da Finlândia para o Brasil. Foto: Divulgação/ CBTM

O Brasil garantiu as primeiras medalhas no Aberto Paralímpico Fa20 da Finlândia neste sábado (30). Nas disputas individuais, Lucas Arabian e Paulo Henrique Salmin conquistaram a medalha de ouro nas classes 5 e 7, respectivamente. Joyce Oliveira levou a prata nas classes 3-5, enquanto Danielle Rauen e Paulo Salmin ficaram com o bronze nas classes 9-10 e 7.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiro ouro

Para chegar ao topo do pódio, sobretudo, Lucas Arabian bateu o francês Nicolas Savant-Aira, 8º do ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 11/8, 7/11, 11/9 e 11/9, na grande final da classe 5. Anteriormente, o número 22 do ranking precisou passar pelo japonês Toru Nakamoto, 13º do ranking mundial: 3 sets a 2 nas semifinais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

”Esse título para mim é muito importante e incrível. Voltei a treinar há quatro meses depois de passar por uma cirurgia, que me deixou parado por seis meses. Consegui desempenhar muito bem, aplicar praticamente tudo que estou treinando. Queria agradecer muito aos membros da comissão técnica da CBTM que foram espetaculares para esta conquista. Estou muito focado e agora inicio uma preparação muito forte para os Jogos Parapan-Americanos”, comemorou o campeão.

Mais pódios

O mesmo aconteceu com Paulo Henrique Fonseca (25º) na classe 7. Logo após passar pelo japonês Kosuke Hemmi na semifinal, vitória por 3 sets a 0 (11/8, 12/10 e 14/12) contra o também japonês Hiramoto Kita, 24º do ranking e título garantido.

Em seguida, a única prata conquistada pelo Brasil foi de Joyce Oliveira, nas disputas das classes 3-5 na competição que acontece na cidade de Pajulahti. A mesa-tenista, 6ª do ranking da classe 4, venceu Megan Shackleton, da Grã-Bretanha, número 9 do ranking da classe 4 por 3 sets a 1 na semifinal.

Contudo, na decisão, enfrentando a alemã Sandra Mikolaschek, 2ª do ranking da classe 4, veio o revés por 3 sets a 0.

Por fim, os bronzes que o Brasil levou ficaram por conta de Paulo Salmin, na classe 7, e Danielle Rauen, nas classes 9-10. Enquanto Salmin foi superado por Hiramoto Kita, 24º do ranking, por 3 a 1 nas semifinais, Dani Rauen garantiu lugar no pódio ao sofrer revés para a líder do ranking da classe 10, a polonesa  Natalia Partika, que acabou ficando com o ouro: 3 sets a 0.

Duplas na Finlândia

A seleção paralímpica agora volta suas atenções para as disputas de duplas do Aberto Paralímpico da Finlândia. Neste sábado (30), os atletas brasileiros foram à mesa para os primeiros compromissos da fase de grupos. Os jogos das fases eliminatórias acontecem neste domingo (1).

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia