O Brasil começou com tudo o Aberto da Finlândia de tênis de mesa paralímpico. Logo no primeiro dia, nesta sexta-feira (29), a seleção garantiu cinco semifinalistas no individual com Paulo Salmin, Paulo Henrique Fonseca e Lucas Arabian, no masculino, e Joyce Oliveira e Danielle Rauen, entre as mulheres. Como no tênis de mesa não há disputa de terceiro lugar, todos já têm, pelo menos, um bronze cada.
O torneio Fa20 está sendo realizado na cidade de Pajulahti e vai até domingo (1º). O Brasil compete também na chave de duplas, marcada para começar no sábado (30). A ITTF transmite os jogos no Youtube.
Paulos
Paulo Salmin e Paulo Henrique Fonseca jogam na classe 7. Na primeira fase do torneio, de grupos, os dois venceram três em três duelos. Nas oitavas de final, Paulo Henrique bateu o sueco Jonas Hansson por 3 a 2 e, nas quartas, fez 3 a 1 no belga Bem Ashok. Já Salmin entrou direto pelas quartas, duelou contra Daniel Horut, da República Tcheca, e também fez 3 a 1. Nas semis, ambos pegam japoneses. Salmin encara Hiramoto Kita e Paulo Henrique, Kosuke Hemmi.
Classe 5
Lucas Arabian tem medalha garantida na classe 5 e também enfrenta um japonês na semifinal, Toru Nakamoto. Para chegar nela, venceu um dos compromissos da fase de grupos e ficou com a segunda colocação de sua chave. Nakamoto foi o campeão da outra chave da classe.
+ Rebeca Andrade mostra nova coreografia para o Mundial
Duas no feminino
Nas disputas femininas, entre as atletas das classes 3-5, Joyce Oliveira garantiu vaga nas semifinais com três vitórias na fase de grupos. Na semifinal, pega a britânica Megan Shackleton. Nas classes 9-10, Danielle Rauen ganhou uma e perdeu uma na fase de grupos. Na semifinal, encara a temida polonesa Natalia Partika.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Mais Brasil na Finlândia
Nas disputas da classe 2, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola foram superados nas quartas e ficaram a uma vitória do pódio. Outro brasileiro que se despediu das disputas individuais foi Cadu Moraes, que não conseguiu passar da fase de grupos da classe 5 do Aberto da Finlândia de tênis de mesa paralímpico.