Com um plantel que mescla nomes experientes e jovens talentos, a Apace-PB tem sido um dos destaques do início do Campeonato Brasileiro de goalball, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP. Depois de empatar na estreia com o Instituto Athlon-SP, com um gol no último lance, a equipe paraibana conseguiu uma grande vitória nesta segunda-feira (25), derrubando os atuais campeões do Sesi-SP por 12 a 10. Entre outros jogos do dia, cinco equipes asseguraram suas classificações para o mata-mata da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A posição de pivô exemplifica bem as distintas gerações que a Apace tem no campeonato. O elenco conta com Zé Roberto, um dos grandes nomes do goalball brasileiro, que inclusive foi campeão paralímpico em Tóquio 2020, e com Sharlley Silva, de 21 anos, uma das apostas para a seleção brasileira nos próximos ciclos. Assim, nesta segunda rodada, Sharlley marcou três dos 12 gols diante do Sesi, em um jogo eletrizante que teve cinco trocas de liderança no placar. Pedro Velez foi o artilheiro da partida, com oito tentos anotados.
- Crescenzi marca 23 pontos e amplia série invicta do Paulistano
- Grêmio bate Athletico e encaminha vaga na final da Ladies Cup
- Com Léo Lukas MVP, Guarulhos supera time goiano na Superliga
- Sifontes anota 37 pontos e Botafogo vence na prorrogação
- Sport perde pênalti e fica no empate no Brasil Ladies Cup
“Estou muito feliz. A gente está em um grupo muito forte, com Athlon, Sesi e Amacap, e foi uma superação para nós. Estamos jogando com três jovens e dois experientes, como o Zé Roberto, que é uma inspiração para mim. Ele é um pivô nato da seleção, me inspiro muito nele porque me dá muitos conselhos. Quando cheguei na Apace, ele me ajudou a me tornar o que eu sou hoje, uma pessoa fria dentro de quadra. Tenho muito orgulho das vitórias que ele tem no currículo”, disse Sharlley, que agora acumula cinco gols na competição.
Situação na competição
Com a vitória, a Apace chegou aos quatro pontos e garantiu sua classificação para as quartas de final da Série A. No encerramento da primeira fase, enfrentará o Amacap-PR nesta terça-feira (26). A equipe paraibana tem três títulos brasileiros de goalball masculino, mas está desde 2014 sem conquistar este troféu. No outro jogo do grupo A, o Athlon-SP derrotou o Amacap por 10 a 0 e também se classificou ao chegar aos quatro pontos, um a mais do que o Sesi, seu último adversário na primeira fase.
Já nos outros grupos, o Capital/Cetefe-DF derrotou a Urece-RJ por 16 a 9, com oito gols de Mizael Castro e seis de Paulo Izac, e chegou aos seis pontos. Mesma pontuação do Santos-SP, que ganhou do Cidep-MG com um game no primeiro tempo, em placar de 11 a 1, e do IRM-PR, que ganhou da Uniace-DF por 12 a 7. Os três times também já se garantiram nas quartas de final. Por fim, no outro jogo do dia, o Icemat-MT ganhou da Acesa-SC por 12 a 10, com uma virada no minuto final, e chegou aos três pontos.
Santos se aproxima da classificação no feminino
Já no torneio feminino, o Santos também está muito perto de confirmar sua classificação. O Alvinegro venceu uma jornada dupla nesta segunda-feira, batendo o Insep-SP, por 4 a 3, e o ICB-BA, por 6 a 3, chegando aos nove pontos. A equipe aparece em primeiro lugar no grupo B, três a frente do Capital/Cetefe, que também ganhou do ICB por 9 a 2 neste dia. No outro confronto, o Insep surpreendeu ao vencer o Athlon, bronze nas duas últimas edições, por 3 a 2. Pelo grupo A, Ierc-RN e AMC-MT venceram suas segundas partidas no evento. O time potiguar bateu a Apae Leopoldina-MG por 8 a 2, enquanto as mato-grossenses bateram a Adevlasc-SC por 11 a 6.
A última rodada da fase de grupos masculina acontecerá nesta terça-feira (26). As disputas da fase inicial feminina só serão encerradas na quarta-feira, quando também se iniciam as quartas de final dos rapazes. As semifinais de ambos os naipes ocorrerão na quinta-feira, enquanto as finais e disputas de bronze estão previstas para a sexta-feira (29). Além disso, as finais terão transmissão ao vivo do SporTV 3. As partidas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e têm entrada gratuita para o público.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais